Spaghetti ao Pesto com Casquinha Crocante de Queijo

Casquinha de Parmesão:

200g de parmesão ralado
Utensílios: 1 frigideira antiaderente e papel toalha.

INGREDIENTES

  • 500g de massa spaghetti de boa qualidade
  • 2 maços de manjericão fresco lavados e higienizados
  • 2 dentes de alho descascados 
  • 20g de pinholes, nozes ou castanha do Pará torrada 
  • 150g de queijo pecorino ou parmesão ralado 
  • 2 xícaras de azeite extra virgem italiano 
  • Sal e pimenta do reino moída a gosto

MODO DE PREPARO

Bater no liquidificador ou socar no almofariz o manjericão com parte do alho, parmesão e as amêndoas. Somar o azeite fazendo um pesto. Se optar por bater, colocar o azeite no início para facilitar a batida. Temperar com sal e pimenta a gosto.

Se preferir um pesto mais fluído, aumentar a quantidade de azeite, se quiser mais encorpado, pode acrescentar uma batata cozida (dica italiana). Cozinhar o spaghetti em água fervente com sal até ficar “al dente”, escorrer e cobrir com o molho. Servir imediatamente. Se desejar, juntar 1 concha da água em que a massa foi cozida ao molho.

Casquinha de Parmesão: aquecer bem a frigideira e polvilhar o queijo, formando tiras largas. Deixar até endurecer. Retirar com uma espátula e deixar esfriar sobre papel toalha. Decorar o prato como na sugestão do portal gastronômico www.chefachef.com.br

Curiosidade: o pesto é um molho condimentado da Liguria, feito com basílico, pinoli, alho, azeite e queijo ralado.  Adequado para massas em fitas, como para os tipos de massa comprida e fina. Também fica ótimo com massas recheadas e em sopas. Na França este molho recebe o nome de Pistou. É misturado a uma sopa, quase um Minestrone. Esta sopa recebe o nome de Soupe a Pistou. A palavra pesto significa esmagar, por isso a forma tradicional da receita é preparada no almofariz.