Transformar espaços ociosos em hortas urbanas sustentáveis

pode ser uma excelente alternativa para as famílias que buscam ingerir alimentos mais saudáveis, livres de agrotóxicos e economizar nas feiras e supermercados.

Transformar espaços ociosos em hortas urbanas sustentáveis pode ser uma excelente alternativa para as famílias que buscam ingerir alimentos mais saudáveis, livres de agrotóxicos e economizar nas feiras e supermercados.

Pensando nisso, as professoras Rosilene Campolina (Gastronomia), Luíza Franco (Arquitetura) e Ediméia Ribeiro (Mestrado), idealizaram e criaram o Projeto LEIA (Laboratório Ecossistêmico Interdisciplinar de Aprendizagem). 

De acordo com Rosilene Campolina, a princípio, o projeto visa criar meios alternativos para o uso de espaços ociosos, transformando-os em ambientes educativos, de forma colaborativa. “A agricultura familiar é um benefício para a comunidade que cria uma forma alternativa de acesso aos alimentos livres de agrotóxicos. Produtos orgânicos ainda têm preços elevados devido à demanda (procura e oferta), mas com o fomento e o crescimento da agroecologia este cenário pode mudar e tornar a aquisição destes insumos saudáveis uma prática acessível a todos”, ressalta Rosilene. 

O projeto consiste em três etapas, que serão realizadas no Campus João Pinheiro II (Av. João Pinheiro, 580, esquina com Bernardo Guimarães, próximo à Praça da Liberdade). 

A primeira é uma campanha lançada pelos alunos dos cursos de Gastronomia, Arquitetura, Biologia, Nutrição, Design de Moda e Comunicação, junto à população, com o objetivo de para arrecadar materiais para a construção da horta: cordas, fios, fitas, caixas de ovos, embalagens plásticas, garrafas pets, caixa cartonada, mudas, sementes, terra, esterco, cabos de vassoura, bambu e argila, que podem ser doados e entregues até o dia 7/11, para Alexandre Rosa, Luiz Felipe ou Thiago do Projeto LEIA. É importante enfatizar que embalagens como pets e tetra pak devem ser limpadas antes da doação.

Já no dia 22/10, sábado, foi realizado na unidade, o mutirão “Mão na Massa”, com a construção dos canteiros. 

No dia 7/11, segunda-feira, a partir das 12h, a programação continua com o Mãos na Terra, com o plantio das mudas e entrega dos 22 canteiros das hortas, projetados pelos alunos da arquitetura como trabalho interdisciplinar. A compostagem ficou com a cargo do curso de Biologia, assim como as propriedades nutritivas das espécies plantadas com a Nutrição. Esta ação também envolve o curso de Design de Moda com a gestão dos resíduos têxteis usados no projeto e a Comunicação que contribui com a divulgação do LEIA. 

Já a inauguração da Horta Urbana Sustentável será realizada no dia 29/11, terça-feira, das 14h às 21h, durante a II edição do GastroUna Empreendedorismo (evento que contempla inovação, sustentabilidade, desenvolvimento local e inclusão social na comunidade e na instituição), que conta com atrações gastronômicas, musicais. 

O Projeto LEIA foi construído sob os pilares do Marketing Verde (parcerias com a comunidade e empresas), Sustentabilidade, Acessibilidade (com participação da comunidade, escolas e outros projetos), Interdisciplinariedade ( envolvimento de docentes e discentes de diversos cursos do Centro Universitário Una e aberto às outras instituições ) e Aprendizado com a promoção de palestras, minicursos e workshops para que todos possam aprender juntos práticas sustentáveis neste grande “laboratório vivo” de ensino-aprendizagem e ecologia de saberes. 

Mais informações sobre o projeto você encontra na fanpage facebook.com/Unaleia. ou no sitewww.una.br/eventos/projeto-leia

A Una te ajuda a estudar