Leitão no Rolete do Ednaldo Souza

Esta receita foi gentilmente enviada pelo Chefnauta Ednaldo Souza, marido da Tatiane Oliveira e pai da pequena Ana Clara, que criou uma forma particular de preparar o leitão assado no rolete.

INGREDIENTES

  • 1 leitão grande limpo (com +/- 15 kg) inteiro
  • 15 colheres (sopa) de tempero pronto alho e sal (para cada kg de leitão coloque 1 colher de sopa)
  • 1 copo (tipo americano) de suco de limão
  • 1 copo (tipo americano) de cachaça 
  • 3 colheres (sopa) de ervas de sua preferência (alecrim, louro em pó, salsinha) bem picadinhas

MODO DE PREPARO

coloque o leitão sobre uma mesa, forrada com plástico e tempere com 15 colheres (sopa) de tempero pronto (OBS: para cada kg de leitão coloque 1 colher de sopa), o suco de limão e a cachaça.

Passe as ervas  sobre todo o leitão (porco) e se desejar, acrescente um pouco de pimenta do reino.

Deixe pegar o tempero pelo menos por 2 dias em local frio com baixa temperatura (geladeira).

Retire o leitão da geladeira e envolva-o em papel alumínio. Coloque o leitão com a parte da costela virada direto na grelha da churrasqueira (com abafador) ou em forno a gás (sobre uma grelha dentro de uma assadeira) e asse a 150º C por 8 a 10 horas. O Ednaldo desenvolveu uma grelha com um rolete (um bastão de ferro onde prende o leitão). Depois de assado, retire o papel e se desejar, pururuque o leitão que pode ser com azeite ou óleo quent e220ºC regado em cima da pele do porco ou com o auxílio de um pururucador.

Outra maneira é assar o leitão na brasa sobre uma grelha, em fogo lento e depois de pronto e ainda quente tostar o couro bem próximo das brasas, mas com cuidado para não queimar.

 Sirva o leitão com salada de folhas, farofa e couve.