Chefs do Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes fazem preview em BH. Inscreva-se gratuitamente!

O Senac traz a Belo Horizonte os principais chefs que participarão do 17° Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes. Eles vão ministrar oficinas no 3º Fórum Senac Gastronomia e Cultura e estarão na capital para palestras no Senac BH (Rua Tupinambás, 1038, Centro). 

No dia 20 de agosto, das 9h às 11h45, Leonardo Paixão, do Restaurante Glouton, de Belo Horizonte, aborda Sous vide, em francês, quer dizer “sob vácuo”. Refere-se a um método de cozinhar no qual os alimentos são selados a vácuo e cozidos a uma temperatura relativamente baixa comparada a outros processos de cozimento e rigorosamente controlada, mantendo as propriedades dos ingredientes e preservando sua textura, aroma e sabor. Das 15h às 15h45, Jaime Solares, do Restaurante Gastropub, de Belo Horizonte, fala sobre Cozinha humana: menos equipamentos e mais savoir faire. A palavra, também francesa, significa, literalmente, saber fazer. Uma pessoa que tem savoir faire tem apurado conhecimento em algo. Das 16h às 16h45, Benito Molina, do Restaurante Manzanilla, do México apresenta Sabores do México. Das 17h às 17h45 é a vez deXavier Perez, do Restaurante Cocina de Autor, também do México, falar sobre o mesmo tema.

No dia 28 de agosto, das 14h às 14h45, Mara Salles e Rusty Marcelini, do Restaurante Tordesilhas, de São Paulo, trazem o tema  Cozinha brasileira, uma gastronomia em construção. Das 15h às 15h45, Marise Rache, do Restaurante D’artagnan, de Belo Horizonte, aborda Lugar de mulher não é na cozinha. Das 16h às 16h45,Juarez Campos, do Restaurante Oriundi, de Vitória/ES, fala sobre Mercado de trabalho gastronômico. E das 17h às 17h45,Guilherme Melo, do Restaurante Hermengarda, de Belo Horizonte, trata do Processo criativo na cozinha.

Os renomados profissionais da cozinha vão conversar com o público sobre suas experiências e dar uma prévia do que irão mostrar durante o Festival. As palestras são gratuitas e as inscrições devem ser feitas com antecedência pelo telefone 0800 724 44 40. As vagas são limitadas.