BH Eventos

Maio | 2017

Projeto LEIA Hortas Urbanas – Ação Mãos na Terra

Av. João Pinheiro, 580, Centro – BH

 Terraço do campus Una JP 2

Contato: @portalchefachef e tbm @rosilene_campolina

Entrada Franca

Dia 7 de novembro à partir das 12h

Fios, caixas de ovos, embalagens pets, cabos de vassoura, bambu, pneus entre outros materiais serão utilizados na construção dos canteiros das mini hortas urbanas sustentáveis. Dia 7 de novembro à partir das 12h é hora de colocar as “mãos na massa”, no terraço do campus Una JP 2, à Av. João Pinheiro, 580, Centro.  A Campanha faz parte de uma das ações do Projeto LEIA (Laboratório Ecossistêmico Interdisciplinar de Aprendizagem) do Centro Universitário Una

Belo Horizonte, outubro de 2016 – Transformar espaços ociosos em hortas urbanas sustentáveis  pode ser uma excelente alternativa para aquelas famílias  que buscam  ingerir alimentos mais saudáveis, livres de agrotóxicos e desejam economizar nas feiras e supermercados.

Apesar de parecer um desafio muito grande é possível, sim,  cultivar   hortas urbanas sustentáveis   em espaços ociosos sem gastar muito dinheiro.

Quem garantem são as professoras Rosilene Campolina (da Gastronomia), Luíza Franco (da Arquitetura) e Ediméia Ribeiro (do Mestrado), coordenadoras e idealizadoras do

Projeto LEIA (Laboratório Ecossistêmico Interdisciplinar de Aprendizagem) no Centro Universitário Una.  

Projeto de extensão do Centro Universitário Una, o LEIA  chega   à sociedade com o objetivo de  promover a ecologia de saberes entre conhecimentos acadêmicos e populares. “A princípio , ele visa criar meios alternativos para o uso de espaços ociosos, transformando-os em ambientes educativos , de forma colaborativa. ” A agricultura familiar comunitária é um benefício para a comunidade que cria uma forma alternativa de acesso aos alimentos livres de agrotóxicos. Produtos orgânicos ainda têm preços elevados devido à demanda (procura e oferta), mas com o fomento e crescimento da agroecologia este cenário pode mudar e tornar a aquisição destes insumos saudáveis uma prática acessível a todos”, ressalta Rosilene Campolina.

Para a construção da  Horta Urbana Sustentável  uma campanha  está sendo  lançada pelos professores e alunos da Una junto à população para arrecadar  materiais usados  na construção da horta.

Cordas, fios, fitas, caixas de ovos, embalagens plásticas, garrafas pets, caixa cartonada, mudas, sementes, terra, esterco, cabos de vassoura, bambu e argila poderão ser doados e entregues até o dia 7 de novembro, na Av. João Pinheiro, 580, esquina com Bernardo Guimarães por pessoas da sociedade, empresas especializadas em venda de terra, esterco, mudas  para  Alexandre Rosa, Luiz Felipe ou Thiago do Projeto LEIA. É importante enfatizar que embalagens como pets e tetra pak devem ser limpas antes da doação.

Aberta à visitação pública, a  Horta Urbana Sustentável  será inaugurada e apresentada à comunidade,  no  dia 29 de novembro, das 14h às 21 horas, no Campus Una João Pinheiro II ( Av. João Pinheiro, 580, equina com Bernardo Guimarães), Centro, Belo Horizonte (MG),  durante a II edição do GastroUna Empreendedorismo ( evento  que contempla inovação, sustentabilidade, desenvolvimento local e inclusão social na comunidade e na instituição)  que conta com atrações  gastronômica, musical e desfile de moda sustentável com a curadoria da professora Gabriela Marcondes da Gestão de Resíduos Têxteis.

Além da campanha e da construção da Horta Urbana Sustentável inclui ainda  na programação do Projeto LEIA  seminários de extensão e iniciação científica, exposição de projetos pilotos de hortas urbanas e oficinas de construção das hortas com materiais alternativos. Um  mutirão denominado   “Mão na Massa”, que acontece no dia 22 de outubro (sábado), a partir das 11h 30, no Terraço do Campus Una João Pinheiro II, com construção dos canteiros e a oficina “Mãos na Terra”,  no dia 7 de novembro (segunda-feira),  a partir das 11h30, também na Una da João Pinheiro com plantio das mudas e entrega dos canteiros das hortas, entre outras ações previstas pela academia e comunidade.

O Projeto LEIA foi construído  sob os pilares do Marketing Verde (parcerias com a comunidade e empresas),Sustentabilidade, Acessibilidade (com participação da comunidade, escolas e outros projetos), Interdisciplinariedade ( envolvimento de docentes e discentes de diversos cursos  do Centro Universitário Una e aberto às outras instituições ) e Aprendizado com a promoção de palestras, minicursos e workshops para que todos possam aprender juntos práticas sustentáveis neste grande “laboratório vivo” de ensino-aprendizagem e ecologia de saberes.