GLOBO.COM

Agosto | 2010

Aprenda a fazer um almoço à mineira para o Dia dos Pais.

Nhoque dourado e morango do papai (Foto: Divulgação/Rosilene Campolina )

Para quem ainda não decidiu que prato cozinhar no almoço do Dia dos Pais, no próximo domingo (8), vai uma dica. A chef de cozinha Rosilene Campolina sugere duas receitas saborosas e fáceis de serem preparadas: “Nhoque dourado à mineira” e, para a sobremesa, “Morango do papai”.

A ideia é fugir do arroz com feijão tradicional e preparar um prato único . O “Nhoque dourado à mineira” é elaborado com dois ingredientes típicos de Minas: a abóbora moranga e a carne de sol. O fruto dá cor e um sabor particular ao prato. Já o toque final é a carne macia. O sal usado na sua preparação desidrata só a capa externa, conservando em seu interior a umidade, a textura e a cor da carne original.

E como estamos na época da safra do morango, nada melhor que utilizar a fruta colorida e nutritiva para elaborar uma sobremesa irresistível com chantilly.

A chef Rosilene Campolina também lança um desafio, que tal os filhos assumirem o comando da cozinha no Dia dos Pais? Ela garante que as receitas são práticas e os ingredientes fáceis de encontrar.

Confira abaixo as receitas

Nhoque Dourado à Mineira

O prato principal (Foto: Heloísa Mendonça)

Ingredientes:
Nhoque:
1200g de abóbora-moranga japonesa
1 ovo inteiro
1 colher (sopa) de manteiga
2 dentes de alho amassados
Farinha de semolina ou trigo até dar o ponto de enrolar (cerca de 500g)
Sal, pimenta do reino branca a gosto
Noz-moscada ralada na hora a gosto
Couve frita para guarnecer o prato

Molho:
100g de bacon picadinho em cubinhos
600g de carne de sol
1 cebola inteira apenas descascada
2 folhas de louro
2 dentes de alho
1 colher de (sopa) de manteiga
1 colher de (sopa de azeite
1 cebola média cortada em cubinhos
500 ml do caldo do cozimento da carne de sol
1 xícara de (chá) de creme de leite
100g de purê de abóbora do nhoque
Sal e pimenta calabresa e do reino a gosto
Salsinha e cebolinha a gosto00:00/00:00

Conteúdo não disponível.

Infelizmente este vídeo não está mais disponível. Desculpe-nos pelo inconveniente.

Modo de Preparo:
Nhoque:
Corte a abóbora em pedaços. Retire as sementes. Coloque os pedaços com casca numa assadeira e cubra com papel alumínio. Asse em forno moderado até que fique macia. Retire as cascas da abóbora e reduza-a a purê. Reserve 100g deste purê para usar no molho.

Numa tigela coloque o purê e junte os demais ingredientes. Vá adicionando a farinha de trigo aos poucos, até obter uma massa que não grude nas mãos. Acerte os temperos com noz-moscada e sal. Trabalhe a massa até ficar lisa. Separe pedaços de massa em bastonetes, enrole e corte os nhoques. Passe cada nhoque na ponta do garfo. Aperte ligeiramente com o dedo para formar o sulco. Reserve.

Divida a carne de sol em pedaços grandes (cerca de 8 cm) e coloque numa panela de pressão com a cebola inteira, os dentes de alho e as folhas de louro. Cubra com água e cozinhe até ficar macia. Desfie a carne com o auxílio de um garfo e reserve o caldo do cozimento para cozinhar os nhoques.

Molho:
Em uma panela, derreta a manteiga, o azeite e adicione o bacon. Frite alguns minutos e coloque a cebola e o alho. Após alguns minutos, junte a carne de sol desfiada e um pouco do caldo do cozimento da mesma. Incorpore o purê de abóbora reservado (para dar corpo) e o creme de leite. Deixe apurar. Acerte os temperos com as pimentas e o cheiro verde.

Cozinhe os nhoques aos poucos, em bastante água com sal fervente, ou neste caso, no caldo do cozimento da carne. Quando subir a superfície, retire-os delicadamente com uma escumadeira. Transfira-os para um prato ou travessa e cubra com o molho. Guarneça com couve frita e decore com cebolinha. Sirva imediatamente. Se desejar, polvilhe queijo Minas ralado.

Toque de Chef:
Para fazer a couve frita, basta cortá-la finamente e fritar em óleo quente. Escorrer em papel absorvente e aplicar como desejar!

Morangos para o Papai

A sobremesa (Foto: Divulgação/Rosilene Campolina)

Ingredientes para 4 porções:
3 caixas de morangos lavados e higienizados
400g de biscoito tipo palmier ou folhado (adquirido em padarias ou lojas de biscoitos)
1 colher (sopa) de açúcar cristal
Gotas de limão
450 ml de chantilly pronto ou semi-pronto (ver instruções do fabricante)00:00/00:00

Conteúdo não disponível.

Infelizmente este vídeo não está mais disponível. Desculpe-nos pelo inconveniente.

Modo de Preparo:
No liquidificador bata 1 caixa de morango junto com 1 colher de açúcar e gotas de limão. Coloque numa bisnaga e reserve para finalizar o prato.

Corte os morangos restantes em lâminas e reserve. Se usar o pó para chantilly, bater com leite gelado 4 minutos até encorpar (seguir instruções do fabricante) e colocar o no saco de confeitar.

Montagem do prato:
Dispor os biscoitos palmier no centro do prato, formando uma flor. Colocar o chantilly fazendo movimentos circulares. Intercalar no chantilly as lâminas de morangos.
Com a calda, decorar um dos biscoitos e deixar secar. Reservar. Contornar a flor de biscoitos com a calda. Coroar a sobremesa com o biscoito reservado e finalizar com um morango menor no topo, como na sugestão da foto do prato.

Fonte:
https://g1.globo.com/especiais/Dia-dos-Pais/noticia/2010/08/aprenda-fazer-um-almoco-mineira-para-o-dia-dos-pais.html