Cestinha Romeu e Julieta – Queijo com Goiabada e Amêndoas Torradas

Deixe o bacalhau (postas grossas) de molho durante 40 horas mudando a água de seis em seis horas ou pelo menos até 7 vezes. Após o dessalgue,  coloque-o em uma água aromatizada com bouquet garni (amarrado de ervas), cebola e dentes de alho e leve ao fogo nova e leve ao fogo. Depois de levantar fervura, conte três ou quatro minutos e retire. Escorra, retire as peles e espinhas e desfie em lascas.

Doure a cebola e o alho no azeite. Junte o bacalhau e envolva-o muito bem. Acrescente os pimentões e adicione a batata palha, misturando bem. Bata os ovos temperados com sal e um pouco de pimenta moída, à parte. Derrame-os sobre o bacalhau.

Mexa delicadamente para envolver bem o bacalhau e as batatas nos ovos. Utilize fogo médio a baixo e continue mexendo até os ovos cozinharem. Acerte os temperos com pimenta e um pouco de salsa. Coloque numa forma refratária ou travessa e, em seguida, polvilhe com o restante da salsa picada e decore com azeitonas pretas.

Toque de chef
Se desejar, prepare a batata palha em casa. Basta passá-la pelo ralo grosso ou processador, fritar em óleo quente e escorrer em papel toalha. Se preferir um prato com mais bacalhau, diminua a quantidade de batata palha. Para sua comodidade, adquira a batata palha CASEIRA na Casa de Massas Margherita 031 3295 1629. 
Confira o passo a passo desta receita assistindo o vídeo aqui no Portal Chef a Chef, no link: https://www.chefachef.com.br/video.php?id=14

Abrir a massa numa superfície lisa e forrar uma forminha ou ramequim de petit gâteau.
Fazer o recheio misturando a goiabada, o requeijão, o queijo ralado e as raspas de limão. 
Rechear a forminha e levar ao forno à 200 graus até corar. Esfriar e desenformar.
Dispor num prato e decorar com pedacinhos de queijo, goiabada e raspas de limão. 
Polvilhar o açúcar de confeiteiro e decorar com as amêndoas torradas e hortelã. 
Se desejar, acompanhar com sorvete de queijo. Veja sugestão no portal gastronômico WWW.chefachef.com.br

Rosilene Campolina – Consultora gastronômica
Email: portalgastronomico@chefachef.com.br