Rocambole Doce ou Salgado e Pão de Ló Básico para Outros Fins

INGREDIENTES

  • 4 ovos;
  • 1 pitada de sal;
  • 1 pitada de açúcar (para rocambole doce, junte mais 8 colheres de sopa de açúcar);
  • 10 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 1 colherinha (café) de baunilha (opcional)

MODO DE PREPARO

Rocambole:

1º passo: utilize os 4 ovos, separando as claras e as gemas em duas tigelas. Junte uma pitada de sal às claras e bata até obter o ponto de neve. Bata as gemas com uma pitada de sal e uma de açúcar (para rocambole doce, junte 8 colheres de sopa de açúcar). Incorpore, delicadamente, metade da clara e mexa com um batedor manual de baixo para cima.

2º passo: junte, aos poucos, 10 colheres (sopa) de farinha de trigo peneirada alternando com a clara restante. Se desejar, acrescente por último a baunilha.
 
3º passo: forre uma forma de bordas baixas, própria para pão-de-ló, com papel-manteiga untada com a manteiga e estenda a massa a uma espessura de 1 cm. Leve ao forno médio e asse por 10 minutos.

Recheio:

Como o recheio pode ser variado, selecionamos deliciosas opções, tanto doces quanto salgadas, para você escolher de acordo com a sua preferência.

Rocambole de chocolate: derreta 4 colheres (sopa) de manteiga, junte 4 colheres (sopa) de açúcar, 5 colheres (sopa) de farinha de trigo, 3 colheres (sopa) de cacau em pó, 1/2 litro de leite e cozinhe em fogo baixo, até obter um creme. Distribua o creme sobre a massa e enrole o rocambole.

Rocambole de Morango: misture 1/2 litro de creme de leite batido com cinco suspiros esmigalhados. Estenda o creme sobre a massa, distribua os morangos e enrole o rocambole. Os morangos podem ser substituídos por amoras, framboesa fresca ou congelada, ou cereja fresca em conserva, kiwi,manga, goiaba, ou outra fruta de sua preferência.

Rocambole de Calabresa: espalhe sobre a massa um pouco de queijo cremoso. Refogue com cebola as lingüiças calabresas em rodelas finas , depois de frias, cubra a massa e enrole o rocambole.

Rocambole de legumes: espalhe sobre a massa um pouco de queijo de cabra temperado com ervas frescas. Cubra com fatias de berinjela e abobrinhas grelhadas e enrole o rocambole.

Toque de Chef:

Massa sem rachaduras: para evitar que a massa rache, enrole o bolo assim que retirado do forno, quando ainda estiver quente e flexível. Você pode usar um pano úmido, papel manteiga molhado ou filme plástico para facilitar este trabalho.

Sabor especial à massa: para dar um aroma especial à massa, pincele, antes de rechear, um pouco de licor de frutas diluído em um pouco de calda ou casca de laranja ou limão ralado, misturado com mel. Polvilhe o rocambole com açúcar de confeiteiro ou cacau se for rocambole de chocolate.

Recheio salgado: os rocamboles salgados devem ser recheados um dia antes do seu consumo. Assim, o recheio ficará mais compacto e a massa irá absorver parte do seu gosto. Caso fatie o rocambole com antecedência, envolva as fatias em filme plástico para não ressecar. Você pode usar também recheio de bacalhau ou aquele que a sua imaginação mandar! Este pão de ló básico pode ser usado para bolos de aniversário, confeitaria e outros fins.