Bisque (sopa) de Bacalhau à Moda da Rosilene
Receita Exibida na rede Bandeirantes/Programa Tudo de Bom e Jornais Estado de Minas e livro de receitas do CNP – Conselho Norueguês da Pesca do Bacalhau da Noruega. Esta sopa de bacalhau foi criada com inspiração na tradicional bisque francesa, o prato também foi preparado para harmonização com os vinhos do Languedoc-França, na III feira de vinhos do Super Nosso Gourmet.
INGREDIENTES
Rendimento: 8 a 10 porções
- 1 kilo de bacalhau em postas ou dessalgado e lascado grosseiramente(Saithe ou Porto)
- 6 batatas inglesas descascadas
- 1,5 do caldo que aferventou o bacalhau e cozinhou as batatas
- 500g de creme de leite
- 1 cebola ineira descascada
- 2 dentes de alho inteiro
- 1 bouquet garni(amarrado de ervas para perfumar o caldo:louro, alecrim, salsa) 2 colheres (sopa) de manteiga
- 200ml de azeite
- 100g de manteiga
- 3 dentes de alho bem picadinhos (brunoisette)
- 1 colher(café) de açafrão em pó
- 200ml de vinho branco seco
- Sal, pimenta do reino branca e noz-moscada ralada na hora o quanto baste
- Salsinha e cebolinha francesa para finalizar
- Croutons ou torradinhas para acompanhar
MODO DE PREPARO
Para esta minha criação de “bisque de bacalhau”, gosto de utilizar a mesma água que afervento o bacalhau.
- Aferventar o bacalhau a água aromatizada com bouquet garni(amarrado de ervas) até abrir em lascas. Retirar do fogo, lascar o bacalhau ainda quente eliminando as espinhas. Regar com bastante azeite. Polvilhar salsinha e reservar.
- Cozinhar as batatas na mesma água aromatizada do bacalhau. Retirar e processar as batatas com a cebola e um pouco da água (coada) do cozimento do bacalhau e da batata. Bater até a consistência de um purê bem mole. Reservar.
- Numa panela funda e grossa, dourar a manteiga com o azeite e acrescentar o alho, sem deixar queimar. Colocar o açafrão e saltear o bacalhau delicadamente. Reservar algumas lascas de bacalhau para finalizar o prato.
- Agregar o vinho e deixar evaporar. Juntar a mistura batida de batatas(purê mole) e deixar ferver. Incorporar o creme de leite.
- Acertar o tempero com sal, pimenta do reino branca e noz-moscada ralada.
- Colocar a bisque (sopa) num ramequim ou panelinha tipo cocote e guarnecer com as lascas de bacalhau reservadas. Servir imediatamente, acompanhada de croutons ou torradinhas e cheiro verde de sua preferência. Sirva quente, regado com um fio de azeite como na sugestão do Portal Gastronômico www.chefachef.com.br
Curiosidades: a bisque é um prato clássico da culinária francesa, geralmente preparado com crustáceos em seu próprio caldo. Aqui ganhou versão com bacalhau, açafrão e batatas, resultando num sabor sutil e delicado.