Modos de Fazer Queijo Minas Artesanal rumo à Unesco
SOBRE A MESA MINEIRA DE QUEIJOS
A mesa de 40 metros será montada pela professora de Cozinha Mineira, Rosilene Campolina, do Portal Chefachef e os chefes auxiliares André Azevedo e Pedro Loscha. “Teremos os queijos das dez regiões contempladas na candidatura à patrimônio cultural e imaterial da humanidade e levaremos pra mesa, os elementos decorativos que dialogam com a nossa mineiridade, como os objetos e utensílios em cobre, ferro, palha, cabaças, fuxico, formas de queijo de madeira, entre outros aparatos que permeiam o ofício dos “modos de fazer” o queijo minas artesanal”, declara Campolina, animada! A decoradora e artista plástica Carla Cristine Vasconcelos da Festa de Pano decorações, está reforçando o time de profissionais que irão montar esta gigantesca mesa mineira de queijos.
“Como pesquisadora, professora, especialista em Cozinha Mineira, entusiasta com tudo que se relaciona com a nossa mineiridade e representante do Movimento Embaixadores de MG, sinto orgulho e muita honra em fazer parte deste momento da candidatura dos “Modos de Fazer” o nosso Queijo Minas Artesanal com a arte nas mãos de quem faz a sua história que já é contada não é de hoje.
Uma história de luta, tradição e reconhecimento.
Os Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal têm raízes profundas na história de Minas Gerais e do Brasil, desenvolvidas ao longo de três séculos por pequenos produtores rurais que já tiveram suas técnicas reconhecidas em 2002 como Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais e, em 2008, como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro e, agora, estamos ansiosos e esperançosos por este título e seu reconhecimento mundial dos Modos de fazer o Queijo Minas Artesanal, como “Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade”pela Unesco, que anunciará a decisão em reunião prevista para o dia 4/12, às 16h30 (horário de Brasília), em Assunção, no Paraguai, o Governo de Minas intensifica as ações e celebra a mobilização em torno desse reconhecimento tão esperado. A reunião será transmitida ao vivo pela Rede Minas, permitindo que mineiros e brasileiros acompanhem de perto este marco. E claro, que estarei lá com uma mesa de queijos mineiros ilustrando este cenário e feito histórico”.
SOBRE AS REGIÕES CONTEMPLADAS:
As celebrações também acontecerão pelo interior de Minas, com espetáculo de drones iluminando o céu projetando e imagens de queijos, montanhas e símbolos da cultura mineira nos municípios que pertencem às regiões produtoras do Queijo Minas Artesanal. Em cidades como São Roque de Minas, Diamantina, Coronel Xavier Chaves, Araxá, Lima Duarte, Serro, Serra do Salitre e Uberlândia, entre outras, serão realizados shows de drones alusivos ao reconhecimento da Unesco.