O que é a Flor do Sal?!

Flor do sal: Camada fina que se forma na superfície da maré salgada, durante a evaporação contínua. Este sal não sofre nenhuma transformação, além da secagem natural ao sol, que elimina o tom rosa ou violeta.
A flor do sal contém todos os 84 oligoelementos e micronutrientes encontrados no mar, enquanto o sal comum que usamos na cozinha só tem 2 elementos químicos, no máximo três.

A água do mar contém 84 elementos químicos. Um nível adequado deste sal é muito importante para o bom funcionamento do nosso organismo. 

O sistema médico / farmacêutico nos ensina que uma alimentação com pouco sal leva a uma vida mais longa. Na realidade, o sal prejudicial é o sal comum, refinado. Quanto à flor do sal, os fatos são: 
– Uma dieta com pouco sal para o tratamento da pressão alta é um erro baseado em um dogma e não em provas. 
– Uma dieta com restrição de sal pode aumentar a pressão sangüínea. 
– A falta de sal pode acelerar o envelhecimento e a degeneração celular. 
– A falta de sal pode enfraquecer a saúde, causar problemas hepáticos e renais e um forte esgotamento adrenal. 
– Uma dieta sem sal cansa os músculos do coração e pode causar um enfarte. 
– O poder de cura da flor do sal equivale a vitamina C, vitamina E e muitos outros nutrientes. 
Para uso humano, o sal precisa ser iônico e conter todos os minerais e oligoelementos na proporção correta para o plasma sangüíneo. O iodo orgânico, contido no sal marinho não refinado, oferece alguma proteção contra os efeitos nocivos da radiação. 
Fonte: John Claydon de Regenerative Nutrition, Greenhealthwatch, nº 23, 2003

OBS: confira aqui no portal chefachef as receitas com a flor de sal brasileira Cimsal – a única flor de sal com iodo permitida para o consumo, segundo o ministério da saúde.