21º Festival da Quitanda de Congonhas

Tradição, cultura e gastronomia. O Festival mais gostoso do ano está se aproximando! De 19 a 21 de maio, acontecerá, na Romaria, o 21º Festival da Quitanda de Congonhas.

O evento gastronômico mais delicioso do Estado apresentará a população, visitantes e turistas, as maravilhas das quitandeiras e dos quitandeiros de Congonhas e região. As noites de sexta-feira (19) e sábado (20) serão dedicados aos caldos e à viola, preparando o público para a chegada do inverno.

Apresentações culturais e musicais, que remetem às tradições rurais das cidades do interior mineiro, vão embalar a festa. Na sexta, a partir das 20h, shows com Renan Martins, Felipe e Nando e Rick e Ricardo. Já no sábado, shows com Mayara Rodrigues e Diogo e Hernani, também a partir das 20h.

Quitandas tradicionais e artesanais serão comercializadas em diversos stands, resgatando e preservando a culinária mineira, no domingo (21). Os carros-chefes do evento, o cubú e o chá de congonha, serão oferecidos gratuitamente aos visitantes. Além das deliciosas Quitandas, a partir de 08h, shows com Samba de Sinhá, Viola ao Vento, Força Vocalis e Sá e Guarabira.

Será realizado, ainda, o tradicional concurso de quitandas nas categorias Prata da Casa (melhor quitanda de Congonhas), Comércio Especializado (melhor quitanda entre padarias e confeitarias participantes) e Melhor Stand (melhor ornamentação da barraca).

Fomentar a cultura e a gastronomia e promover o desenvolvimento econômico com a oportunidade de melhorar a oferta de seus produtos e serviços. O 21º Festival da Quitanda de Congonhas alinha as tradições do campo e as antigas receitas com o cunho social e fonte de renda.

O evento é uma realização da Prefeitura de Congonhas, por meio da Seculte, com apoio da Fumcult e parceria do Instituto Cultural Vale, Sicredi, H2 Hotéis, NGC e Congás.

Rosilene Campolina, participa em todas as edições e é responsável pela curadoria da comissão de jurados e juradas que avaliam as quitandas. “Este ano estou levando um ônibus (uma caravana) com cerca de 30 profissionais da gastronomia, incluindo professores, confeiteiros, chefes, gastrólogos, jornalistas e influencers gastronômicos que terão a deliciosa missão de degustar e avaliar as quitandas para eleger as melhores desta edição que tem como tema a fazenda e a mineiridade,” completa Rosilene.

Por Lílian Gonçalves

Foto: Kerian Gracher

Fonte: vivagrandebh