Costeleta de Cordeiro com Risoto de Funghi e Molho Rôti

INGREDIENTES

  • 12 costeletas de cordeiro (carré)
  • 1 cebola picadinha
  • Sal,pimenta do reino e alho amassado a gosto
  • 2 ramos de alecrim e tomilho, (reserve 2 p/decorar)
  • 1 taça de vinho branco seco
  • 1 colher(sobremesa) de amido de milho
  • 1 /2 xícara de aceto ou vinare balsâmico misturado c/ 1 xicara de água
  • 1 colher de (sobremesa) de açúcar
  • 2 colheres de (sopa) de azeite

Modo de Preparo Costeletas de Cordeiro:

Escolha uma boa costeleta (sem muita gordura/cordeiro novo). Tempere-as com sal,alho, pimenta, vinho e deixe marinar por cerca de 2 horas . Numa frigideira doure-as rapidamente dos dois lados.

Disponha em refratário e leve ao forno quente por cerca de 15 minutos com 1 ramo de alecrim/tomilho e coberta com papel alumínio. Retire-as  e penere o caldo do cozimento e reserve-o para juntá-lo ao molho.

Molho Rôti: na mesma frigideira que dourou o cordeiro, refogue a cebola no azeite e depois o açúcar. Dissolva o amido no vinho junto c/ o aceto balsâmico e a água, depois acrescente à mistura. Incorpore o caldo do assado reservado e deixe apurar! Acerte os temperos com sal e pimenta do reino. Mantenha no fogo até encorpar. Regue as costeletas com este molho e decore com ramos de alecrim! Este cordeiro pode acompanhar massas, purês, saladas ou risotos.

Modo de Preparo Risoto de Funghi (porcão p/ quatro pessoas):

Basta refogar 1 cebola picada  numa frigideira funda com 2 colheres de manteiga. Após dourar, adicione 2 xícaras de arroz arbóreo (italiano) ou mesmo um brasileiro agulhinha. Em seguida adicione 1/2 xícara de funghi lavado, picado e hidratado em 2 xícaras de água e depois escorrido ,(reserve a água p/cozimento do arroz). Na sequência coloque 1 xícara de vinho seco e deixe apurar alguns minutos, vá colocando aos poucos água reservada do funghi e se necessário complete com mais água quente . Até o arroz cozinhar. Se quiser um risoto mais cremoso, pode adicionar 1 xícara de creme de leite , queijo parmesão ralado e cheiro verde á gosto (salsinha, cebolinha bem picadinhos) quando o arroz estiver cozido , coloque 1 colher de manteiga  para dar brilho e liga ao arroz! Sirva imediatamente e aguarde os elogios!! De chef a chef, Rosilene.

Toque de chef: lave bem o funghi para retirar toda areia e a água dele deve ser coada e fervida para usar no risoto.