GastroUna chega à 10ª edição valorizando o empreendedorismo

A  10ª edição do GastroUna, um dos principais eventos de gastronomia do Centro Universitário Una, será promovia no dia 9/12, a partir das 8h30. A mostra acadêmica, que marca a conclusão do semestre, reforça sua vocação como excelente oportunidade para os alunos se conectarem com o mercado e terem a experiência da criação de um empreendimento, desde a sua idealização, custos, estratégias de marketing, planejamento, cardápio até sua abertura.

O evento será transmitido pelo Youtube da Una, com intérprete de libras, e divulgação de um e-book produzido pelo UnaCom, com as receitas desta edição. “Esse foi um ano desafiador para todos e mesmo diante das dificuldades impostas pela pandemia, os alunos mostraram persistência e criatividade, desenvolvendo projetos inovadores, mostrando-se prontos e capazes para atuarem no mercado de trabalho”, diz a professora e idealizadora do GastroUna, Rosilene Campolina. 

Os trabalhos serão avaliados por especialistas e personalidades da gastronomia, entre eles, estarão:

Matheus Daniel – Presidente da Abrasel MG, Administrador, Membro da FGM e Proprietário de vários empreendimentos gastronômicos.
Paulo Rodrigues – Chef da Embaixada Brasileira no México, diretor Acadêmico The Masters Entreprise, diretor da Federacion Latino America de Gastronomia para Centro América e Embaixador de Marcas do Food Service.
Márcia Nunes – Historiadora, proprietária e administradora do Restaurante Dona Lucinha.
Roberta Zampetti – Jornalista, escritora, apresentadora de TV, diretora do programa Sou 60 e idealizadora do programa Brasil das Gerais na Rede Minas. 
Ana Gabriela Baeta – Gerente de Marketing e promoção turística da Belotur.
Antônio Terra – Coordenador dos cursos de Gastronomia, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Relações Públicas e Moda da Una.
Darklane Rodrigues Dias – Subsecretária de Segurança Alimentar da Prefeitura de Belo Horizonte.
Eduardo Maya – Gastrônomo, promotor de eventos, Idealizador da Feirinha Aproxima, Festival “Minas é o Mundo” e proprietário da Rede Pitza 1780. 
Rodrigo Neiva – Vice-presidente Acadêmico da Ânima Educação e coordenador da área de Turismo & Hospitalidade.           
Empreendimentos concorrentes
BANC’s
A BANC’s – Bebidas Alcoólicas Não Convencionais é um inovador bar por delivery que objetiva levar até o cliente a experiência de finalizar e saborear drinks e petiscos com sabores diferenciados. A BANC’s traz como conceito a perspectiva da sustentabilidade com foco no uso das PANC’s (plantas alimentícias não convencionais) na criação e elaboração dos drinks e petiscos. O delivery trabalha a logística reversa com embalagens recicláveis e retornáveis, proporcionando ganho econômico e ambiental, tanto para o cliente como para o empreendimento.
Integrantes: Ana Luiza Silva Brochado, Bruno Moreira Malta, Fernanda Repollez de Barros, Gleiciele Rodrigues da Silva Rocha, Lucas Fernandes Afonso SIlva, Pedro Augusto Milagre Leão.

CADIM DE MINAS
A cafeteria Cadim de Minas é um lugar onde a cultura e os alimentos se encontram, com um cardápio e eventos culturais mostrando a arte local e regional do estado de Minas Gerais.  
Integrantes: Alexandre Augusto, Ana Clara Araújo, Dora de Lima Lyra, Júlia Almeida, Murilo Antônio Tavares,Talita Rodrigues Magalhães.

JACI CAFÉ
Uma cafeteria especializada em brunch, inspirada nos diferentes cafés da manhã das regiões brasileiras. O empreendimento tem como objetivo apresentar ao público o quanto o Brasil é diverso e rico, mostrando o que as pessoas consomem na primeira e mais importante refeição do dia. A Jaci café foca no conceito slow food, trabalhando a ecogastronomia e valorizando a sustentabilidade. O estabelecimento possui uma horta agroecológica onde seus produtos são utilizados no preparo dos pratos. A cafeteria trabalha com o aproveitamento integral dos alimentos (conceito AIA), utilizando compostagem e reaproveitando a água da chuva para irrigação da horta. 
Integrantes: Ana Julia Porto, Ana Carolina Azeredo, Fabrício Ruzzene, Guilherme Dornelas, Matheus Amaral, Raquel Menezes, Raynara Novais.

TEMPERO DA SERRA
O Tempero da Serra é um empreendimento gastronômico aos pés da Serra da Moeda, com o legado de utilizar ao máximo insumos locais e favorecer o Km 0. O foco será a interlocução com pequenos produtores e a agricultura familiar, valorizando o comércio “fair trade”, com o conceito do “bom”, “limpo” e “justo”. O Tempero da Serra vai propor além de uma boa comida, uma deliciosa viagem, onde o cliente poderá visitar a horta, almoçar com uma bela vista e ainda se desejar, poderá fazer passeios pela região onde a natureza oferece cachoeiras, trilhas e centros históricos. Os produtos e as artes centenárias farão parte deste circuito que inclui, o Museu  dos Escravos, a Casa da Moeda, pequenas fabriquetas de doces e queijos tradicionais da região, e tudo isso estará disponível durante essa visita pela pequena cidade de Moeda. O cardápio será sazonal, de forma a aproveitar ao máximo os sabores e ingredientes locais, finalizando assim uma incrível e surpreendente jornada pela região do Tempero da Serra.
Integrantes: Breno Marques, Guilherme Righi, Júlio César Cândido, Kerolem Gomes, Luís Felipe, Ryan bonino, Vanessa Grasielly, Victor Dornas.

Programação:
Abertura e apresentação – 9h
BANC’s – 9h30
Cadim de Minas – 10h
Jaci Café – 10h30
Tempero da Serra – 11h
Resultado/Premiação/Encerramento com atração musical da dupla Fabíola e José – 11h30 

Premiação:
A equipe vencedora vai usufruir de um almoço no restaurante Dona Lucinha e, kits de Cafés Segafredo, Cimsal Flor de Sal, produtos da Sabarabuçu e Sabará & Sabor/derivados da jabuticaba, artesanato da Vovó Helê e da Sabor de Fada Angelina Almeida, camisetas personalizadas da WA Dolmãs, convites para participação na Feirinha Aproxima e do Arraial de Belo Horizonte e certificados do Centro Universitário. 
Acesse o evento pelo link: bit.ly/gastrouna2020

Fonte: https://www.bheventos.com.br/noticia/11-18-2020-gastrouna-chega-a-10-edicao-valorizando-o-empreendedorismo