Tecnologia na Cozinha



Tecnologia na Cozinha – fonte: chef Flávio Myiamura (do restaurante eñe) da Escola Wilma Kövesi. Abaixo, uma rápida passada nos equipamentos apresentados que devem estar numa cozinha moderna:


Termocirculador ou roner: acoplado a uma caixa plástica, permite o cozimento ou banho-maria com controle de temperatura. Para cozimentos a baixa temperatura, o que evita a quebra das proteínas, por longos períodos que podem chegar a 24 horas como no caso de alguams carnes. Preserva a textura da carne crua.


 


Thermomix: uma máquina completa! Cozinha, resfria, moe, rotaciona em várias velocidades e ao contrário, o que permite fazer risoto. E pipoca, penso eu, adeus ao saquinho de microondas. kkkk! Seria o cruzamento de um liqüidificador com uma panela elétrica numa avaliação (bem) grosseira, mas os novos modelos até resfriam. Proporciona texturas mais lisas, o purê fica parecendo um aligot. Eu quero!


 


Gastrovac: cozimento e fritura a baixas temperaturas, com ausência de oxigênio, sem alteração da textura dos ingredientes. Permite a impregnação de líquidos em alimentos, como injetar cachaça na estrutura molecular das frutas e criar caipirinhas sólidas. Muito louco? Vá ao curso e prove as frutas, delírio!


 


Sifão: usado originalmente para a produção de chantili, permite a execução de cremes aerados e espumas e até uma inusitada ‘maionese instantânea’. No curso você aprende a fazer uma deliciosa espuma doce de manga.

Os produtos são curiosos, mas o melhor é participar da aula e poder provar as delícias como o ‘Turronyelado’, uma sobremesa do eñe feita na Thermomix e os purês e as carnes, que são executados utilizando os processos convencionais e os novos equipamentos. A diferença no resultado final é impressionante!

 

[A disputa ‘homem x Thermomix’]

[Thermomix é o futuro!]

[O laboratório do Dexter?]

[Caipirinha sólida: frutas impregnadas de sabor]Gastrovac: cozimento e fritura a baixas temperaturas, com ausência de oxigênio, sem alteração da textura dos ingredientes.

Fonte: Blog Marcelo Katsuki