DICAS PARA PREPARAR UM COFFEE BREAK DE SUCESSO

Na maioria dos eventos, principalmente nos corporativos, existe uma pausa para o café ou lanche servido nos intervalos, denominada coffee break.

Este tipo de serviço se enquadra tanto nas pequenas reuniões de negócios como em grandes encontros profissionais.

Dependendo da tipologia do evento e da verba, o coffee break pode ser simples ou requintado, sendo que podem ser adotados na formatação elementos relativos aos temas propostos para a ocasião.

A arrumação da mesa deve ser feita do lado externo do salão de reunião, a fim de não causar algum inconveniente durante a cerimônia.

Conforme o número de participantes, poderá ser necessário a montagem de várias mesas para agilizar o serviço.

Dessa forma é feita a mise-en-place, que é a organização e arrumação do ambiente, devendo o bufê estar preparado quinze minutos antes do horário programado. Caso seja arranjado com antecedência, corre-se o risco de algumas pessoas se servirem antes do horário previsto.

Quando houver garçons/garçonetes, estes devem estar prevenidos quanto ao atraso da programação e não demonstrarem impaciência.

Há sempre o caso de eventos que se estendem por dias ou por mais de um período do dia e assim poderão ser elaborados cardápios variados.

Caso seja necessário incluir o almoço na programação, a opção de pratos leves é recomendada, considerando que o evento terá continuidade.

O planejamento para qualquer tipo de serviço, iniciando pela a limpeza do local, utensílios adequados, decoração, alimentos de qualidade e bom funcionamento do ar condicionado, é imprescindível.

SUGESTÃO DE CARDÁPIO

Os cardápios devem ser funcionais e geralmente incluem opções básicas como café, chá, leite, sucos, água mineral e petit four, que é um biscoito refinado. Mas podem ser servidos também chocolates, refrigerantes, pão de queijo, bolos, pãezinhos variados, brioches, salgadinhos, mini-tortas, torradas com patê, pequenos sanduíches, pequenos croissants, tábua de frios, doces em pedaços, frutas, biscoitos, broas ou outros, conforme a tipologia do evento.

UTENSÍLIOS

Toalha de mesa, taças, copos, xícaras para chá, xícaras para café, pratos de sobremesa, talheres de sobremesa, colherzinhas de café, jarras, garrafas de café, bandejas, travessas, guardanapos, pinças para salgados, pá para bolo, lixeiras, vasos e/ou jarra para flores.
Dependendo do tipo de evento e, devido à praticidade, a utilização de utensílios descartáveis pode ser bastante funcional.

DECORAÇÃO

A criatividade na decoração ficará por conta da empresa responsável pela montagem do coffee break, sendo que a utilização de toalhas, guardanapos e outros detalhes com as cores da empresa darão um toque especial. Bandeirinhas com a logomarca da empresa, fixadas nos salgados com um palito também acrescentam charme à mesa.

Luiza Miranda
Promotora de Eventos, Cerimonialista e autora do livro: Negócios e Festas – Cerimonial e Etiqueta em Eventos