BH Eventos

Maio | 2017

Plantio da Horta Comunitária Sustentável

Av.João Pinheiro, 580 – Centro BH

 Campus Una João Pinheiro II

Entrada Franca

Dia 31 de maio – A partir das 12h

A oficina Mãos na Terra proporcionará o manejo de vegetais em horta comunitária. Plantio, manejo e cultivo de hortaliças, ervas e algumas árvores frutíferas de pomar (abacate, jabuticaba, laranja, limão e maracujá) e raízes (mandioca, inhame, araruta) serão algumas das atividades realizadas no curso. Além disso, professores e alunos da Una farão demonstrações de gestão de resíduos orgânicos (compostagem e cascas de ovos) e inorgânicos e da utilização racional e criativa de embalagens como pet, tetra pak, caixa de ovos, bandejas de isopor, galões de água e de produtos de limpeza (cordas, fios, tecidos, cabos de vassouras, bambus, pneus, etc).

De acordo com a professora Rosilene Campolina, responsável pela oficina, o Mãos na Terra promove a reestruturação das hortas com novo layout, transplante de mudas e remanejamento de todas as espécies cultivadas. “Avaliamos a melhor adequação das plantas que são mais viáveis de serem cultivadas e utilizadas, considerando nossa cultura e segurança alimentar, o resgate de espécies ameaçadas e a filosofia do movimento Slow Food que contempla respeito pelo alimento ’bom, limpo e justo’, com alcance de todos ao prazer da mesa”, destaca. 

Em parceria com as empresas EMATER, BE GREEN, ÓLEO VERDE, SEGAFREDO, SMASAN/PBH, Frente da Gastronomia Mineira (FGM), BAMBUAR, BIOgênese, UAIpSO, Portal Chefachef e BH Eventos, a oficina da Una é aberta a toda comunidade. Para não haver lotação do espaço, apenas as primeiras 50 pessoas que chegarem ao local primeiro poderão participar.


A iniciativa faz parte do LEIA (Laboratório Ecossistêmico Interdisciplinar de Aprendizagem) – projeto interdisciplinar de extensão da Una, que conta com a participação da Iniciação Científica da Instituição, do Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local, e dos cursos de Arquitetura, Biologia, Gastronomia, Nutrição, Moda e Comunicação – criado com o objetivo de transformar espaços ociosos em hortas urbanas sustentáveis, sendo uma alternativa para as famílias que buscam ingerir alimentos mais saudáveis e livres de agrotóxicos.

Venha conosco! Coloque seu chapéu, roupa confortável e seu kit jardinagem, pois dia 31 de maio faremos o plantio da horta Comunitária Sustentável do Projeto de extensão LEIA. Traga sua caneca para tomar água, suco e café!

Convite aberto a toda a comunidade, venha participar e não esqueça do protetor solar.

Foto: Divulgação