Cachaça Gourmet

Janeiro | 2013

Apresentação da segunda etapa dos restaurantes e cachaças participantes 

A festa de lançamento do Cachaça Gourmet, aconteceu dia 19 de dezembro, no restaurante Migliori Pizzaria, bairro Castelo, onde novos restaurantes apresentaram oito pratos que concorrerão durante o festival. Na ocasião, os pratos desenvolvidos pelos chefs de cada estabelecimento utilizaram a cachaça na composição e foram mostrados para apreciação dos jurados nos quesitos sabor, harmonização, criatividade e originalidade.

O festival que acontecerá entre os dias 03 de janeiro a 03 de fevereiro, será desenvolvido em quarenta restaurantes de qualidade que criarão e oferecerão uma iguaria exclusiva da culinária mineira preparada com cachaça, incluindo também quarenta produtores de cachaça de alambique. O objetivo é fomentar o turismo local, valorizar a culinária, os restaurantes e as cachaças, em detrimento aos produtos importados.

A Original Alimentos comanda o restaurante Mercadinho do Chalé, cujos pratos são elaborados pelo Chef Mário Versiane, que comentou: “Fazer parte do Cachaça Gourmet, ocasiona um excelente custo benefício, devido a grande visibilidade proporcionada nesses 30 dias de festival, sendo uma honra para nós participarmos”, concluiu.

O produtor da Cachaça Velha Aroeira, Humberto Candeias, presente pela primeira vez no evento, disse: “É importante aderir porque oportuniza o contato com quarenta restaurantes e, como estamos retornando ao mercado é satisfatório constar de uma carta de cachaça oferecida nos vários restaurantes, que fazem parte do festival”.

Segundo Ricardo Augusto Moreira Filho, sócio proprietário da Petisqueira do Jacaré, sob a batuta dos experientes Chefs Auristélia Pereira e Marquinho Jacaré, que também é sócio proprietário, “o que nos incentivou a aderir ao evento é o fato de que nossa casa é nova e a divulgação será oportuna. Além disso, é importante a troca de experiências entre os chefs de outras casas”, finalizou.

O encerramento do Festival será dia 23 de fevereiro, com uma grande festa, na Serraria Souza Pinto e a apresentação conjunta de todos os pratos servidos pelos restaurantes ao longo dos meses. Nesta oportunidade, além da comercialização dos pratos e das cachaças participantes, o público fará a escolha da melhor receita. Este evento contará também com apresentações de artistas locais, grupos folclóricos e visita aos engenhos produtores de cachaça.

Veja as fotos da cobertura 

Por: Luiza Miranda 

Local: Restaurante Migliori Pizzaria