Festival Fartura BH Dias 27 e 28 de setembro à partir das 12h. Imperdível!

Olá Chefnauta!

A capital mineira recebe nos dias 27 e 28 de setembro, sábado e domingo, a primeira edição do Festival Fartura. O evento será realizado na Praça José Mendes Júnior, localizada ao lado do Palácio da Liberdade, e oferecerá uma série de atividades com a presença de restaurantes e chefs, produtos e produtores, degustações e diversas atrações gastronômicas e artísticas. O festival é organizado pela mesma equipe do Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes e traz para Belo Horizonte uma verdadeira experiência gastronômica. Confira abaixo algumas atrações que iremos preparar para você!

28/09 – Domingo

Carnes de caça/Silvestres, com Helton Aguiar Neves, Rosilene Campolina e Luciano Avellar (Fazenda Engenho DÁgua, Ouro Preto, MG; Portal Chef a Chef, e Avellar Consultoria, Belo Horizonte, MG) com a participação dos colegas Sâmara Martins, Gustavo Salles e Lisley Izumi.

Ingressos

Os ingressos custam 2Kg de alimentos – exceto sal e fubá- não perecíveis ou R$10 doados para o Servas. As trocas deverão ser feitas a partir do dia 18 de setembro, quinta-feira, nos Supermercados Verdemar (Buritis – Avenida Professor Mário Werneck, 1500 | Raja Gabáglia – Avenida Raja Gabáglia, 3600 | Sion – Avenida Senhora do Carmo, 1900). Limite de 4 ingressos por CPF.

ESPAÇO DEGUSTAÇÃO SENAC – Programação completa:

SÁBADO

Neste espaço o público poderá conhecer os métodos de preparo e degustar pratos típicos de algumas regiões do país. Será uma oportunidade de experimentar as riquezas gastronômicas brasileiras.

27/09 – Sábado – Inovação e Tecnologia – Isomalte, com Alessandra Alvarenga (Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia, SENAC, Belo Horizonte, MG)

12h30 – 13h45 – Tacacá, com Rosa Maria (Tacacá da Gisela, Manaus, AM)

14h15 – 15h30 – Comida típica da região amazônica, feita com goma de tapioca, jambu, tucupi e camarão seco. O quiosque é considerado um sucesso com a venda desta iguaria da culinária regional.

16h – 17h15 – Barreado, com Norma Freitas (Casa do Barreado, Paranaguá, PR)

Prato símbolo do Paraná, o barreado é feito usando carne de segunda temperada e cozida longamente em panela de barro lacrada com pasta de farinha de mandioca e água. O barreado é servido com rodelas de banana, arroz branco e pirão feito com o caldo de cozimento da carne misturado com farinha de mandioca.

17h45 – 19h – Segredos de doces do Xapuri, com Flávio Trombino (Xapuri, Belo Horizonte, MG)

Sucessor de Nelsa Trombino, Flávio comanda a cozinha de um dos mais tradicionais restaurantes de cozinha mineira da capital. Em 2014, levou o prêmio de Melhor brasileiro/regional de BH pela Veja BH e também Melhor culinária mineira 2014 pela Encontro Gastrô.

19h30 – 20h45 – Paçoca de Pilão, com Adalva Dias Rodrigues (Restaurante Paçoca de Pilão, Parnamirim, RN)

Símbolo do sertão nordestino, a paçoca de pilão tem origem indígena e é feita com farinha e carne de sol socada manualmente no pilão de madeira. Muito degustado durante os festejos juninos.

DOMINGO

28/09 – Domingo – Carnes de caça/Silvestres, com Helton Aguiar Neves, Rosilene Campolina e Luciano Avellar (Fazenda Engenho DÁgua, Ouro Preto, MG; Portal Chef a Chef, e Avellar Consultoria, Belo Horizonte, MG)

12h30 – 13h45 – Degustação de produtos elaborados a partir da carne de catitu e curiosidades sobre a criação de animais silvestres da Fazenda Engenho D’Água, legislação, etc.

14h15 – 15h30 – O pão de queijo, da A Pão de Queijaria, com Mário Santiago (A Pão de Queijaria, Belo Horizonte, MG)

Maior símbolo de Minas, o pão de queijo é feito pela A Pão de Queijaria utilizando queijos de diversas regiões produtoras que vai da tradicional Serra da Canastra à nem tão conhecida Serra da Mantiqueira. Foi eleita pelos jurados da Veja BH e pelo público o melhor pão de queijo de Belo Horizonte de 2014.

16h – 17h15 – Feijoada da Borracharia Gastropub, com Jaime Solares (Borracharia Gastropub, Belo Horizonte, MG)

O estabelecimento comandado por Jaime foi eleito em 2012 a melhor novidade da cidade pela revista Encontro e, em 2013, foi indicado pela Revista Veja como a melhor cozinha de bar.

17h45 – 19h – O soufflé do Taste Vin, com Rodrigo Fonseca (Taste Vin, Belo Horizonte, MG)

Há mais de 20 anos o suflê do chef conquista os apreciadores dessa especialidade. Já conquistou, por diversas vezes, os prêmios de Melhor Francês, Melhor Carta de Vinhos, Melhor Chef, Melhor Sommelier, além de Melhor Restaurante de Belo Horizonte, pelas revistas Encontro e Veja BH.

19h30 – 20h45 – O vinho da Lídio Carraro, com Juliano Carraro (Vinícola Lídio Carraro, Bento Gonçalves, RS)

A Lidio Carraro Vinícola Boutique é inspirada na busca pela identidade e excelência do vinho brasileiro, e comprometida a elaborar somente vinhos de Primeira Linha.

SERVIÇO:

FESTIVAL FARTURA BH 2014

27 e 28 de Setembro

Local: Praça José Mendes Júnior. Ao lado do Palácio da Liberdade e esquina com Rua da Bahia

Sábado, 27/09: de 12h às 22h

Domingo, 28/09: de 12h às 20h

Ingresso: 2Kg de alimentos não perecíveis (exceto sal e fubá) ou R$10,00 doados para o Servas. Trocas a partir de 18/09 (quinta-feira) nos Supermercados Verdemar. Limite de 4 ingressos por CPF. Garanta logo o seu!

Lojas:

Buritis – Avenida Professor Mário Werneck, 1500

Raja Gabáglia – Avenida Raja Gabáglia, 3600

Sion – Avenida Senhora do Carmo, 1900

Programação sujeita a alteração

Veja a programação completa e demais informações no site do festival Fartura BH.

Fonte: https://soubh.com.br/turismo/eventos/festival-fartura-bh/