13º Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes faz homenagem às mulheres

“Mulheres” é o tema central do Festival Internacional de Cultura e Gastronomia de Tiradentes, que será realizado de 20 a 29 de agosto na cidade histórica mineira. O tema deste ano foi escolhido com o objetivo de resgatar o valor histórico da cozinha doméstica e maternal, que serve de inspiração para criações sofisticadas e para o desenvolvimento de novos trabalhos e novos olhares para a gastronomia. 

Neste ano, o Festival completa sua 13ª edição com um staff composto exclusivamente por mulheres – desde a assessoria de imprensa do evento às chefs mais renomadas, passando pelas baristas, sommeliers e palestrantes. Além da vasta programação gastronômica, esta edição também proporcionará aos visitantes e à população local encontros musicais, recitais de poemas, lançamentos de livros, exposições, apresentações teatrais e sessões de cinema ao ar livre, sempre com um toque feminino.

Festins
Renomadas chefs brasileiras e internacionais apresentarão suas receitas nos festins, banquetes sofisticados nos quais são preparados menus exclusivos para o Festival. São elas: Margot Janse, chef executiva do Restaurante Hotel Le Quartier Français (Franschhoek, África do Sul), que ocupa o 31º lugar no ranking dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo; Ângela Hartnett, parceira de Gordon Ramsay na série de Hell´s Kitchen e chef dos restaurantes Murano e York & Albany (Londres, Inglaterra); Helena Rizzo, melhor chef do ano pela Veja São Paulo 2009 e chef do restaurante Maní (SP); e Rougui Dia, chef da melhor cozinha de caviar do mundo, o sofisticado restaurante Petrossian (Paris, França). 

A cozinha também ficará por conta de Reine Sammut, chef do Auberge de la Fenière (Lourmarin, França), reconhecida com uma estrela Michelin e 17 pontos no Gault Millau (numa escala de 1 a 20); Bel Coelho, chef do restaurante Dui (SP), que foi parceira de Alex Atala no restaurante D.O.M. e recebeu o título de Chef Revelação pelo júri de Veja São Paulo; Adeline Grattard, do Yam’Tcha (Paris, França), que acaba de ganhar sua primeira estrela Michelin; e Pepa Romans, chef da Casa Pepa (Ondara, Espanha) reconhecida com uma estrela Michelin.
Cursos
A programação gastronômica do Festival também contará com cursos e degustações. As inscrições, gratuitas e limitadas a 50 vagas por curso, podem ser feitas em Tiradentes durante o Festival. Todas as chefs que comandarão os festins irão ensinar ao público um dos pratos servidos nos banquetes. 

Outros grandes nomes da gastronomia também partilharão suas experiências. São elas: Mari Hirata, escritora e consultora de gastronomia em Tóquio (Japão); Deise Novakoski, sommelière / bartender no restaurante Eça (RJ), eleita pela revista Gula a Sommelier do Ano em 2004; Cilene Saorin, uma das primeiras mestres cervejeiras e bier sommelier do Brasil; Janaína Rueda, chef do Bar Dona Onça (SP), eleito em 2009 o melhor bar pela revista Prazeres da Vida; e Isabela Raposeiras, barista e mestre de torra, vencedora do Primeiro Campeonato Nacional de Barista, em 2002; Nelsa Trombino, chef do restaurante Xapuri (BH), eleito o melhor restaurante de Comida Brasileira pela Veja Belo Horizonte e como o melhor da Cozinha Mineira pela Revista Gula.

Mesa Redonda
A influência feminina na gastronomia também será tema de uma mesa redonda com oito mulheres de destaque no cenário nacional, mediada pelo jornalista e crítico de gastronomia da Folha de São Paulo, Josimar Melo. Participarão da mesa redonda: Nina Horta, cozinheira, escritora e proprietária do buffet Ginger; Danusia Bárbara, jornalista e escritora; Margot Janse, chef executiva do Restaurante Hotel Le Quartier Français (Franschhoek, África do Sul); Helena Rizzo, chef do restaurante Maní (SP); Deise Novakoski, sommelière / bartender no restaurante Eça (RJ); Cilene Saorin, mestre cervejeira e bier sommelier; Ângela Hartnett, chef dos restaurantes Murano e York & Albany (Londres, Inglaterra); e Rougui Dia, chef do restaurante Petrossiam (Paris, França).

Cultura
Como toda a programação deste ano, também a cultural segue a temática feminina e homenageia as mulheres com música, recitais, lançamentos de livros, exposições, artes cênicas e cinema ao ar livre. O Palco Principal será montado na Praça da Rodoviária, onde acontecerão encontros musicais protagonizados por intérpretes femininas, com muito requinte e modernidade. A cantora Aline Calixto convidará Dona Jandira, encontro que promete ser regado a muito samba nacional. Já a mineira Alda Rezende chamará Fernanda Takai para acompanhá-la nos sucessos da música popular brasileira. As mineiras Érika Machado e Marina Machado também cantarão e encantarão o público com seus sucessos. Também subirá ao palco o grupo Brasileirinhas, com a saxofonista Daniela Spielmann e a pianista Sheila Zagyry.
Serviço: 
XIII Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes
20 a 29 de agosto www.culturaegastronomia.com.br

Reservas
Estação do Turismo – (31) 3029-1688
Av. Nossa Senhora do Carmo, 1191 – 7º andar – Sion / BH – MG 

Assessoria de Imprensa 
Link Comunicação Empresarial
Maria Inácia Nascimento
(31) 2126-8086 / (31) 8831-6588
maria.nascimento@linkcomunicacao.com.br