Petit Gâteau Tradicional

INGREDIENTES

Rendimento: 6 porções Tempo de preparo:30 minutos Nível de dificuldade:médio

  • 200g de chocolate meio amargo
  • 2 colher(es) (sopa) de manteiga  
  • 50g de açúcar
  • 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 2 ovos inteiros

MODO DE PREPARO

Derreter a manteiga e o chocolate em banho-maria ou microondas (sem deixar ferver).
Bater os ovos com açúcar na batedeira até ficar bem claro e espumoso.

Juntar o chocolate derretido e a farinha de trigo aos poucos, misturando com uma espátula ou fouet. 
Untar as forminhas de petits gâteaux ou de empadinha com farinha de trigo e colocar a massa – sem preencher toda a forma.

Pré-aquecer o forno a 180 graus e assar de 5 à 7 minutos (dependendo do forno) até os bolinhos crescerem, mas ficarem com o meio molinho, assim quando cortamos sai aquela calda de chocolate quentinha.

Deve-se desenformar quente, diretamente no prato, acompanhado com sorvete de creme, como na sugestão do portal gastronômico www.chefachef.com.br

Toque de chef:se quiser congelar, basta colocar a forminha cheia, com o petit gateau cru, coberta com filme plástico, no freezer e, na hora de servir, deixar o bolinho voltar a temperatura ambiente antes de colocar no forno, procedendo do mesmo modo indicado na receita. Para dar um toque bonito, decore com frutas vermelhas (morangos, cerejas, framboesas ou mirtilho). Bom apetite!

Curiosidade: você sabia que o conhecido Petit Gateau não é de origem francesa?! Há relatos que o pequeno bolo de chocolate com recheio cremoso servido com sorvete de creme ou baunilha, surgiu por acaso nos Estados Unidos. Mas a sua composição pode remeter à uma criação francesa já que lembra os populares “tarte au chocolat” e o “fondant”. Acredita-se que um chef de cozinha americano, tendo aquecido demais o forno produziu um pequeno bolo onde o interior não havia assado totalmente, contudo sua receita se tornou rapidamente um sucesso entre os clientes e hoje a iguaria é presença constante nos cardápios do mundo inteiro. Aqui no Brasil, ganhou outras versões com chocolate branco, goiabada, queijo, maracujá, açaí entre outras.

Contato: portalgastronomico@chefachef.com.br