Bife de Chorizo à Moda Argentina

INGREDIENTES

  • 2 bifes de chorizo (contrafilé com gordura) pesando aproximadamente 300g
  • Flor de sal ou sal refinado a gosto, se preferir
  • 4 ramos de alecrim

MODO DE PREPARO

O Bife de chorizo deve ser cortado com 3,5 cm de espessura, retirado da 10ª até a central lombar (bacia), conhecido como contra-filé, com acabamento de gordura na parte superior. 

Pode ser temperado apenas com uma massagem de sal grosso na hora de ir para a grelha previamente aquecida com braseiro bem forte. Colocado a uma distância de 25cm das brasas, fica 5 minutos de cada lado e está pronto: marcado e tostado por fora, tenro e suculento por dentro. Sirva quente sobre os ramos de alecrim, acompanhado de salada de folhas ou batatas assadas. (veja receita no site chefachef.com.br)

Toque de Chef: os argentinos preferem grelhá-lo e depois temperá-lo apenas com sal ou acompanhar com o tradicional molho chimichurri. Isto evita a desidratação da carne. O bife de chorizo também pode ser grelhado numa frigideira antiaderente bem quente, de preferência com saliência no fundo que assemelha à grelha. Pode ser encontrado em supermercados e açougues especializados! Se desejar, coloque 1 colher de manteiga na frigideira bem quente e grelhe-os normalmente conforme indicado.

Pode ser tempertado também com flor de sal depois de grelhado, na hora de servir.