CURSOS DE GASTRONOMIA EM BH

A cozinha sempre foi um ambiente essencialmente da dona-de-casa. Mas na última década elas estão dividindo as bocas do fogão com empresários, profissionais liberais e uma turma jovem que vê na gastronomia um futuro promissor. Pesquisar novos temperos, elaborar pratos e reunir os amigos em torno da mesa são programas que têm atraído cada vez mais brasileiros. Em uma pesquisa realizada pelo Ibope, metade dos entrevistados disse ter “fascínio pela culinária” e a maioria considerou a cozinha o ambiente mais importante da casa.

A procura por cursos de gastronomia cresceu 60% nos últimos cinco anos no Brasil. Em Belo Horizonte, as opções de lugares para aprender os segredos das panelas também foram ampliadas nesse período. Escolas como o Cida Gomes Atelier Culinário, aberto em 2003, dividem a atenção com cursos consagrados. Quem deseja ir além dos jantares com os amigos tem a opção de fazer graduação em gastronomia na Faculdade Estácio de Sá. Aberto em 2004, ele é o único curso de nível superior na área em Minas Gerais.A Estácio também oferece curso de férias, workshops e palestras, com destaque nos temas bacalhau, azeite, flor de sal, carnes, saladas e molhos. Para os workshops e agenda destes cursos, favor entrar em contato com portalgastronomico@chefachef.com.br 

ONDE ESTUDAR 

Anna Lúcia Gourmet

Rua São Pedro da União, 118, Sion, 3221-8161. www.academiadovinho/gourmet. 
Formada na Le Cordon Bleu, em Paris, Anna Lúcia Dantas Paulino dá aulas de gastronomia há cinco anos. Com base na escola francesa, oferece cursos de introdução a técnicas básicas e de aperfeiçoamento, com pratos mais elaborados, além de classes temáticas, como crepes, cremes e enologia. As turmas têm no máximo doze alunos, e as aulas terminam com um jantar.
Conferir valor do curso com Anna Lúcia:Tel: +553132218161 Email: anna.dantas@globo.com 

Bouquet Garni

Rua Tenente Anastácio de Moura, 676, Santa Efigênia,
3481-2990. www.bouquetgarni.com.br. 
O famoso bufê também oferece aulas de gastronomia, ministradas por suas proprietárias, Agnes Farkasvolgyi e Karen Piroli. As turmas têm uma aula por mês, na qual preparam uma refeição completa, com direito a aperitivo, entrada, prato principal e sobremesa. O curso de maior sucesso é o de culinária mineira. As aulas terminam com um jantar. 

Centro Culinário por Eduardo Maya

Rua Antônio de Albuquerque, 626, loja 1, Savassi,
3287-6028. www.chefonline.com.br. 
Quando o assunto é gastronomia em BH, é difícil encontrar alguém que nunca tenha ouvido o nome de Eduardo Maya. Formado em catering pela Cordon Bleu, em Paris, e autodidata na arte das panelas e o idealizador do evento Comida di Buteco. A base de todos os projetos é seu centro culinário, onde ele oferece um curso dividido em vários módulos, da culinária básica à cozinha contemporânea. Em dez aulas, turmas de até catorze alunos recebem aulas teóricas e participam de um jantar com, no mínimo, três pratos. 

Chácara Chiari

Endereço: R. Vital Brasil, 500 – Liberdade – 31270-190 – BH/MG
Contato: Carlos Chiari – Tel.: 31 – 3427-1006
Site: www.chacarachiari.com.br E-mail: chacarachiari@chacarachiari.com.br

O chef Carlos Chiari aprendeu as técnicas da preparação do prosciutto crudo com uma amiga italiana, chamada Maria Milano, descendente de produtores de presunto. Entusiasmou-se e acabou indo para a Itália para aperfeiçoar sua técnica em visitas às principais regiões produtoras dos curados. Hoje ensina através de uma visita guiada todas as técnicas e informações sobre a produção dos famosos embutidos italianos. As reuniões acontecem às terças e quintas-feiras, às 19h. Para saber mais, visite o site ou entre em contato no telefone acima.

Chef Ivo Faria 

Rua Martim de Carvalho, 75, Santo Agostinho, 31 3292-5251 www.vecchiosogno.com.br 
Ivo Faria, que há dez anos imprimi sua marca na capital com o seu restaurante Vecchio Sogno, e eleito pela décima vez o chef do ano, tornou-se uma referência gastronômica na capital. Toda semana promove em seu restaurante as concorridas aulas para turma de até 10 alunos. Ensina a arte da culinária franco-italiana com especial atenção aos produtos brasileiros, que surgem em receitas delicadas, de visível harmonia nas combinações. Ivo Faria transforma a cozinha em laboratório de experimentação constante, em busca de novos sabores e do aprimoramento da técnica. Os alunos também têm a oportunidade de aprender a sua receita de sucesso ao longo desses anos e viver o prazer e a magia em cozinhar, beber e receber. 

Cida Gomes Atelier Culinário 

Rua do Ouro, 696, Serra, 3282-2608. www.ateliercidagomes.com.br. 
O sucesso de seus pratos entre amigos levou Cida Gomes a abandonar o emprego em um banco e dedicar-se apenas à gastronomia. Depois de fazer cursos na área, ela abriu sua escola, em 2003. Oferece fogões individuais para cada aluno, o que os incentiva a colocar a mão na massa. Ensina desde o básico em culinária à preparação de massas, sushis, entre outros.

Escola de Cozinha Humberto Passeado 

Avenida Nossa Senhora do Carmo, 143,
ap. 101, 3221-1825. 
O professor de gastronomia Humberto Passeado costuma dizer que “foi criado no meio do tacho”. Em 1993, ele decidiu repassar as lições que começou a aprender ainda pequeno, observando a rotina na padaria das avós. Autodidata, Passeado aprendeu os segredos da cozinha em viagens no Brasil e no exterior, pequenos estágios em restaurantes e incansáveis pesquisas. Em sua escola, os alunos aprendem a fazer pratos de diversas culinárias, como a asiática, a mediterrânea e a italiana. Em cada aula, prepara-se um jantar completo, da entrada à sobremesa. 

Faculdade Estácio de Sá 

Rua Erê, 207, Prado, 3291-3548.
www.bh.estacio.br. 
A primeira turma do curso de tecnólogo em gastronomia deve se formar neste ano. Aberto em 2004, é o único de nível superior na área em Minas Gerais. O curso tem duração de dois anos e a faculdade realiza o vestibular de entrada a cada seis meses. Também oferece curso de sommelier.  

Senac

Rua Tupinambás, 1038, centro, 0800 314440. www.mg.senac.br. 
Oferece cerca de quarenta cursos de culinária. O mais procurado é o curso profissionalizante de cozinheiro, com duração de oito meses. Entre os cursos livres, tem boa procura o de corte e preparo de aves e peixes