Cebiche ou Ceviche?! Tanto Faz!

Trata-se de um Prato cru, típico da culinária peruana. Em geral, grande parte da gastronomia mais refinada do planeta oferece maravilhosos pratos, onde o alimento não foi castigado pelo fogo. O cru e o cozido fazem parte do vocabulário da cozinha mundial. E o Peru é também o reino dos crus. Por um longo período, os habitantes da costa viviam às custas dos frutos, como a garoupa ou a corvina, que haviam em abundância no Oceano pacífico. 

Freqüentemente os peixes eram temperados com aji ou outras pimentas da terra. No século XVI, os espanhóis trouxeram os limões, da África do Norte, e as cebolas e alhos, das cidades Mediterrâneas. Com a contribuição de diversas culturas, os ingredientes foram se complementando e inspiraram a criação da sua majestade o “cebiche ou ceviche”, o rei entre os pratos crus do Peru. As comidas que marcam este país são as mais picantes. O cebiche consiste em pedaços miúdos de pescado ou camarões que se deitam em suco de laranjas ácidas, com muito aji; se conservam assim por algumas horas até que o pescado se impregna de pimenta e quase cozinha com a ação da acidez da laranja.

Um pescado bem fresco, branco e firme posto sobre uma camada rasa de suco de limão, uma pitadinha de alho, sal, aji, e poucas lascas de cebola, podendo ser adicionado ainda a batata doce ou aipim e o milho para acompanhar.

Uma variedade do cebiche é o tiradito, nome proveniente da palavra – estiradito- que é a forma japonesa de estirar o pescado para o corte diagonal. No caso do tiradito, o pescado passa apenas por uma camada de limão e é coberto com um creme de aji, sem qualquer tipo de acompanhamento. Além de poder ser feito de peixe, os cebiches podem levar camarão, lagostins, ouriços do mar, ostras e mexilhões. A grandeza dos pratos crus do Peru se deve, em grande parte, às bondades do pacífico, antigamente chamado de Mar do Sul. 

Confira as receitas de “ceviche” que o Chefachef preparou para você!
Fonte: sites.googlegroups.com/site/imeviolao/cebiche