Dia Mundial do Queijo

Dia 20 de janeiro, o mundo celebra o Dia Mundial do Queijo, data que reforça a importância do recente título recebido pela Unesco, dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Para celebrar a data, o Centro de Referência do Queijo Artesanal (CRQA), único centro cultural e gastronômico do país dedicado à valorização dos saberes e sabores do queijo artesanal, lança a programação especial para 2025, com o mote: “Somos Patrimônio da Humanidade”.

Ao longo do ano serão realizadas ações conjuntas com os produtores de queijos e associações que visam fortalecer e fomentar o setor. Para os visitantes de outros estados e o público mineiro, estão previstas oficinas, ampliação das visitas guiadas para escolas públicas, privadas e universidades e programações culturais voltadas para formação de público e de paladar.

“Para nós do Centro de Referência do Queijo Artesanal, o Dia Mundial do Queijo é uma data muito importante para destacar a relevância do queijo, seus diferentes modos de fazer, texturas e sabores. Minas é o estado que mais produz queijo no país e ele é a maior expressão da nossa mineiridade. Por isso, vamos trabalhar diversas ações ao longo de todo ano, mostrando sua importância social, cultural e econômica para Minas e para o mundo”, destacou Elmer de Almeida, consultor do CRQA e especialista em queijos artesanais.

Em fevereiro, o CRQA receberá o primeiro Encontro Anual de Produtores de Queijos Artesanais Mineiros, uma oportunidade para troca de conhecimentos e alinhamento de iniciativas em parceria com a Associação Mineira dos Produtores de Queijo Artesanal (Amiqueijo).

Outra novidade que terá início em fevereiro é a Confraria do Queijo, uma experiência exclusiva para os amantes de queijo. Sob o comando do prof. Elmer de Almeida serão promovidos encontros mensais temáticos que exploram sabores, harmonizações e histórias por trás da produção artesanal.

Quem quiser aprofundar os conhecimentos sobre queijos, poderá participar das Oficinas de Maturação de Queijos, ministradas pelo prof. Elmer de Almeida. Para as crianças estão previstas contação de histórias, oficinas de gastronomia, além de brincadeiras que unem diversão e conhecimento.
Neste ano, está confirmada também a terceira edição do Festival Queijo e Cultura. Sucesso de público no ano passado, o evento está de volta com uma programação especial com grandes nomes da gastronomia, da música, da arte e da produção queijeira do estado.

“Nossa programação para 2025 “Somos Patrimônio da Humanidade” é um convite para que nós mineiros e nossos visitantes possam se apropriar e conhecer mais sobre nossa cultura, a gastronomia mineira, e principalmente, sobre os modos de fazer os queijos artesanais, que são nosso patrimônio. As atividades reforçam nosso compromisso de promover a difusão do conhecimento, a integração do setor, a cozinha e a cultura mineira, além da formação de público e de consumidores informados”, destaca Sarah Rocha, diretora executiva e fundadora do Centro de Referência do Queijo Artesanal.

Centro de Referência – O espaço multiuso une tradição e inovação em uma Exposição Permanente sobre o Queijo Artesanal, uma loja colaborativa com produtos mineiros de excelência, a primeira biblioteca do estado dedicada à gastronomia, anfiteatro para eventos diversos, área de convivência e sala de aula completa com cozinha didática, para atividades formativas em temas de cultura e gastronomia. Localizado no Espaço 356, no bairro Olhos D’Água, está aberto ao público para visitação gratuita, às quintas e sextas, das 14h às 18h. A partir de fevereiro, abrirá também aos sábados, das 10h às 19h. Escolas e grupos que queiram aprender um pouco mais sobre o queijo artesanal podem agendar visitas guiadas gratuitas.

O CRQA compõe junto ao Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias – INHAC, escola social de gastronomia assinada pelo chef Leo Paixão @leopaixao um centro cultural inédito no país que atua na promoção da cozinha mineira, dos queijos artesanais de Minas e na inserção produtivas de jovens por meio da gastronomia. O CRQA e o INHAC contam com patrocínio da Gerdau, Instituto Unimed-BH, Cemig, Anglo American, AngloGold Ashanti, Geosol, EPO e Espaço 356. A realização é do Ministério da Cultura e do Governo de Minas Gerais, por meio das leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura.

Serviço:
Rua Adriano Chaves e Matos, 100 – lojas 154 e 155 Espaço 356 – Olhos D’Água, Belo Horizonte

Telefone: (31) 98371-6452