Sucos DETOX Saudáveis e Sustentáveis

Rede Minas – Porgrama Brasil das Gerais pós carnaval 2019 -2

1 – Amarelo – Pós-folia 3C Tropical:

Ingredientes

  • 1/2 manga palmer com casca (lavada e higienizada)
  • 60g de cenouras amarela picadas com casca (lavada e higienizada)
  • 100ml de suco natural de maracujá
  • 250ml de água gelada
  • Gelo picado e açúcar ou adoçante a gosto

Modo de Preparo:

Bata no liquidificador ou processador todos os ingredientes com a água e coe.
Adicione o suco do maracujá e bata novamente.
Adoce se necessário e sirva bem gelado.

2 – Vermelho – Poção mágica:

Ingredientes

  • 50g beterraba pequena (com casca higienizada) cortada em cubo grandes
  • 200g de melancia (1 fatia) com sementes
  • 3 morangos (sem as folhinhas verdes) ou ½ tomate maduro (contem licopeno)
  • 1/2 maçã vermelha c/casca (opcional)
  • 250ml de água gelada
  • Gelo picado e açúcar ou adoçante a gosto

Modo de preparo:

Juntar a beterraba, a melancia c/as sementes e a água. Bater e coar;
Juntar o restante dos ingredientes e bater tudo no liquidificador por 30 segundos até incorporar bem. Servir gelado sem coar. Se desejar, adoce a gosto com mel ou açúcar.

3 – Verde – Green Way:

Ingredientes

  • 1 folha de couve ou 1 xic de folhas de rúcula, agrião ou alface
  • Talos e folhas de Manjericão, hortelã e Salsinha (sobras)
  • 1 Limão e 1 Laranja com casca
  • 1 Pedaço de gengibre (20g) ou Salsão
    Mel ou açucar a gosto
    Gelo e água gelada o quanto baste (pode ser com gás)

Modo de Preparo:

Lavar, higienizar e escorrer todos os ingredientes;
Separar o limão e a laranja com bagaço e retirar as sementes;
Bater no liquidificador o restante de todos os ingredientes;
Juntar o limão e a laranja no final e bater mais um pouco (rapidamente para não amargar);
Coar. Adoçar a gosto e servir imediatamente bem gelado.
OBS: Se desejar um suco mais fluído, acrescentar mais água.

Curiosidades  sobre os benefícios dos sucos nutritivos e funcionais:

A melancia e morango são frutas do verão. Além de refrescantes  contem muita água e vitaminas A e C e boas quantidades de vitamina B6 que ajuda a produzir anticorpos que protegem o corpo. A vitamina A ajuda na saúde dos olhos e combate infecção de glóbulos brancos, enquanto a vitamina C ajuda a aumentar a imunidade (defesa) do corpo; portanto, é ideal para combater vírus e infecções. Os morangos também são ricos em flavonoides, importantes agentes antioxidantes e alé disso a fruta é auxílio no bom  funcionamento do sistema digestório, ação anti-inflamatória, auxílio no processo de cicatrização de ferimentos, dentre outros. A combinação dessas duas frutas ajudam a melhorar a saúde e estimulam o emagrecimento.

Benefícios da semente de melancia

1 – Ricas em ômega 3 e 6: Conhecidas como gorduras boas, esses ácidos-graxos auxiliam no tratamento de dislipidemias (distúrbio dos níveis de lipídios), melhoram a saúde cardiovascular, prevenindo doenças e complicações e por possuírem ações anti-inflamatórias, os ômegas 3 e 6 possuem um papel importante no trato e prevenção de doenças respiratórias.

2 – Fonte de energia: Nas sementes de melancia também encontramos uma boa fonte energética devido ao seu teor de carboidratos e fibras. Essas substâncias ajudam a manter o nosso corpo ativo para realizar as atividades cotidianas. “Fibras essas que também ajudam a estimular a motilidade intestinal, auxiliando na constipação”, completa a nutricionista.

3 – Ação diurética: Esses pequenos alimentos também promovem a eliminação do excesso de água do organismo, o que reduz a sensação de inchaço. Além disso, expelimos as toxinas do organismo de forma mais eficaz, tornando-o mais saudável e limpo.

4 – Têm propriedades antimicrobianas: Essa ação presente na composição das sementes ajudam a impedir a formação de micro-organismo no nosso corpo, agindo contra infecções bacterianas e fúngicas, como a infecção gastrointestinal, diarreia e doenças respiratórias, por exemplo.

Conheça 10 benefícios da maçã:

A maçã ajuda a controlar certas doenças como diabetes, melhora a digestão, contribuindo para um melhor aproveitamento dos nutrientes e é indicada para quem deseja emagrecer, porque é rica em fibras e tem poucas calorias.

Além disso a maçã é rica em antioxidantes, água e vitaminas, e por isso a maçã tem os seguintes benefícios para saúde:

Diminuição do colesterol ruim (LDL);

Controle da diabetes, porque tem baixo índice glicêmico;

Ajuda a emagrecer, porque tem poucas e tem água e fibras que diminuem o apetite;

Melhora a prisão de ventre, porque as fibras solúveis desintoxicam o aparelho digestivo;

Aliviar as dores de gastrite e cicatrizar úlceras gástricas, pois as fibras formam um gel que protege a mucosa do estômago.

Suco de maçã – ajuda a hidratar, regular o intestino preso e diminuir o apetite porque tem uma fibra chamada de pectina que fica no estômago mais tempo aumentando a saciedade.

Alguns benefícios do tomate:

Combate doenças cardiovasculares porque tem antioxidantes que ajudam a manter os vasos sanguíneos saudáveis;

Ajuda a prevenir cataratas, pois é rico em vitamina A que é fundamental para a saúde dos olhos;

Diminui a retenção de líquidos porque tem propriedades diuréticas.

A casca da manga tem propriedades muito ricas que ajudam a perder gordura, descobriram cientistas australianos. Contudo, esta é também a parte do fruto que as pessoas costumam deitar fora. Em modelos laboratoriais, os investigadores verificaram que a casca de manga contém concentrações elevadas de agentes bioactivos que inibem o desenvolvimento de células gordas humanas.

O suco de cenoura com maracujá tem um efeito tônico que ajuda o fígado a eliminar o excesso de bile e gordura onde auxilia no processo do emagrecimento. Diminui o colesterol protege a pele contra o envelhecimento precoce causado pelos radicais livres. Fortalece o sistema imunológico. Melhora equilíbrio e visão noturna. Deixe a pele mais hidrata inclusive o cabelo mais firme. Rico em vitamina A, C, B. Fortalece dentes e ossos. Melhora a digestão. Ajuda pessoas que tem problemas de visão. Diminui aparência de estrias e celulites.Além do sabor super gostoso, o maracujá é antioxidante e possui vitaminas do complexo C, B e A. E a manga  possui também muito valor vitamínico, a qualidade “rosa, por exemplo, é a que possui a mais elevada quota. Da vitamina A, cuja matéria-prima é o betacaroteno, se sabe atualmente que é o melhor comabatente dos radicais livres. Os radicais livres são considerados a ferrugem do corpo, provocando envelhecimento precoce. Devido ao alto teor de vitamina A, a manga é um execelente antioxidante do organismo.”

Couve: Outro vegetal de coloração verde rico em betacaroteno sob a forma de vitamina A é a couve, com 478 miligramas do nutriente e 20 calorias por meio copo de servir.

Gengibre – Esta raiz asiática possui características bactericida e fungicida, anti-inflamatórias, é diurético, alivia dores de estômago e enjoos, melhora a digestão e a circulação sanguínea e impulsiona o sistema imunológico. Sua propriedade mais interessante, porém, é seu caráter termogênico,capaz de provocar um maior gasto de energia fazendo o nosso corpo produzir mais calor, efeitos similares e mais saudáveis que muitos remédios emagrecedores, o que lhe dá a fama de alimento emagrecedor e facilitador da perda de gordura corporal.