Pão de Queijo Mineiro Tradicional
Pão de Queijo Mineiro Tradicional no “Momento Gastronômico com
Rosi Campolina”, na Rádio Inconfidência. Escute agora!
INGREDIENTES
- 1 kilo de polvilho (1/2k doce + 1/2k azedo)misturados
- 2 copos (medida de requeijão) de leite
- 1 copo (medida de requeijão) de óleo
- 1 colher (sopa)de manteiga
- 1 colher (sopa) de sal marinho refinado Sosal Cimsal
- 7 a 8 ovos inteiros
- 500g de queijo minas tipo canastra meia cura ralado
MODO DE PREPARO
Coloque o polvilho numa tigela grande. Ferva o leite, o óleo e o sal e a manteiga. Despeje este escaldo sobre o polvilho e com o auxílio de uma colher misture bem para envolver o polvilho e formar uma farofa. Deixe esfriar. Após frio, acrescente os ovos, um a um e sove bastante.
Por fim, coloque o queijo ralado e sove novamente. Enrole com as mãos untadas com óleo e disponha os pães de queijo numa assadeira sem untar, dando espaço de 3 cm entre eles. Asse em forno quente 180c ate ficar levemente corado, por cerca de 20 a 30 minutos. Sirva com aquele cafezinho!
Toque de Chef: não deixe o pão de queijo corar demais para não ressecar. O segredo de um bom pão de queijo é sová-lo bastante!
Curiosidades sobre o Pão de Queijo: a origem do pão de queijo se confunde com a própria origem da culinária mineira, acompanhando a evolução de seus ingredientes: primeiro surgiu a goma, vindo da mandioca sob a forma do polvilho doce ou azedo; depois a gordura de porco, o sal, o ovo, o leite, a nata, a manteiga e por último o queijo, que aos poucos incorporou-se ao biscoito de goma (precursor do pão de queijo) moldados sob a forma de pequenas bolinhas e finalmente assados.
@rosilene_campolina
@radioinconfidencia
@juntodosbao
@cozinhamineirapatrimonio
@embaixadoresdemg
@culturaeturismomg
@simonesantos