Evento Café e Pros na aula show no campus Liberdade

A professora de gastronomia da Una, Rosilene Campolina, em entrevista ao vivo sobre o evento Café e Prosa, sediado na instituição. A entrevista foi durante a aula show no campus Liberdade e destacou a importância da preservação da gastronomia mineira. De dar água na boca – prestigie

Abaixo veja as fotos da fotógrafa Carla Costa

Foi uma imensa alegria participar com meus alunos da Una Gastronomia do “Café com Prosa”, promovido pelo Instituto Periférico em parceria com Iepha e outros órgãos e instituições. A Cozinha Mineira é a síntese da cozinha brasileira e abriga um arcabouço de cultura, valores, tradições, inovações e biodiversidade e por isso é o nosso grande patrimônio. A Una orgulhosamente sediou este evento, recheado de diversas atividades, entre elas, esta deliciosa aula show gratuita para todos os participantes. Fizemos preparos culinários com valorização e destaque para pratos com milho 🌽 e mandioca: entrada e boas vindas “telhas crocantes de polvilho, servidas com carpaccio de abobrinha, molho de jabuticaba com café e queijo de Alagoa”, e como prato principal: uma reinterpretação da tradicional “Sopa de mulher parida ou de resguardo”, com galinha caipira, farinha de milho 🌽 queijo e crocante de mandioca. Pra encerrar, uma sobremesa com o curau de milho com canela, goiabada e doce de corte de jabuticaba Sabarabuçu com queijo premiado de Alagoa, no Sul de Minas e licores e cachaças mineiras. Cada um de nós devemos ser “guardião” do nosso patrimônio alimentar, cuidando para sua preservação e ascensão, com foco na sustentabilidade e numa cozinha mais inclusiva e afetiva!

ABAIXO INFORMAÇÕES SOBRE O EVENTO

Cozinha Mineira é tema de seminário gratuito em BH
Café com prosa visa a preservação e promoção da cozinha mineira
O auditório da Una Aimorés foi o local escolhido para receber mais uma edição do Café com prosa: promoção e salvaguarda da cozinha mineira. Com inscrições gratuitas, o seminário será realizado amanhã (24) e na quarta-feira, dia 25. Promovido pelo Instituto Periférico, a ação faz parte do projeto Cozinha Mineira Patrimônio – “Atlas da Cozinha Tradicional de Minas Gerais” – Pronac 210870.
O evento reunirá cozinheiras, cozinheiros, quitandeiras, chefs, doceiras e doceiros, entidades, gestores municipais, pesquisadores e demais detentores de saberes de todo o estado ligados à cultura alimentar em Minas Gerais. Durante a programação, será compartilhado o plano de salvaguarda elaborado pelo Instituto Periférico e pelo Iepha e que compõe o dossiê “Sistemas Culinários da Cozinha Mineira – o Milho e a Mandioca”. Será um momento para análise, contribuições, ajustes e construção coletiva para as próximas ações que visam salvaguardar e proteger os saberes, as técnicas, as tradições e os demais elementos que constituem a cozinha mineira como patrimônio.
Também integrarão a programação diversos painéis sobre turismo rural e sua interseção com a cozinha mineira, a importância do registro dos sistemas culinários de Minas Gerais e próximos passos, as possibilidades para pequenos produtores, caminhos para fomento e captação de recursos para realização de ações ligadas à cozinha mineira, o papel dos festivais para fortalecimento do setor, turismo de base comunitária, iniciativas para povos e comunidades tradicionais e outras abordagens que cercam a temática.
A programação completa e a retirada gratuita do ingresso estão disponíveis no sympla.com.br/evento/cafe-com-prosa-promocao-e-salvaguarda-da-cozinha-mineira/2166743 O campus da Una Aimorés está localizado na rua Aimorés, 1451, bairro Lourdes. O credenciamento inicia às 8h30 e na quarta haverá aula-show com degustação com o tema “Cozinha mineira – da tradição à inovação”, com a professora de Gastronomia da Una, Rosilene Campolina.
Fonte: Instituto Periférico

Instituto Periférico promove evento gratuito com foco
na salvaguarda e na promoção da cozinha mineira

Em 24 e 25 de outubro, o Instituto Periférico vai receber no auditório da UNA – Campus Aimorés, em Belo Horizonte, pessoas interessadas em ampliar os conhecimentos sobre a cozinha mineira, suas origens e seu papel na formação identitária das mineiras e dos mineiros. O evento, “Café com prosa: promoção e salvaguarda da cozinha mineira”, reunirá cozinheiras, cozinheiros, quitandeiras, chefs, doceiras e doceiros, entidades, gestores municipais, pesquisadores e demais detentores de saberes de todo o estado ligados à cultura alimentar em Minas Gerais. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site www.cozinhamineirapatrimonio.com.br.

No primeiro dia do seminário, será apresentado o dossiê elaborado pelo Instituto Periférico, em cooperação com o Iepha, e também o plano de salvaguarda que integra o documento. Será um momento para análise, contribuições, ajustes e construção coletiva para as próximas ações que visam salvaguardar e proteger os saberes, as técnicas, as tradições e os demais elementos que constituem a cozinha mineira e seus sistemas culinários como patrimônio cultural imaterial do estado. Também compõem a programação sete painéis sobre turismo de experiência, ações de empreendedorismo relacionadas à cozinha mineira e um relato sobre a culinária afro-brasileira.

No segundo dia, 25/10, as atividades terão como pauta o apoio e o fomento à cadeia da cozinha mineira, a importância dos festivais para preservação e promoção do setor e as possibilidades do turismo de base comunitária. Também haverá um momento para orientação e elucidação de dúvidas sobre como um bem cultural pode ser registrado como patrimônio, tanto no âmbito municipal quanto estadual.

O evento também receberá para uma aula-show com a chef e professora Rosilene Campolina, pautando a “Cozinha mineira – da tradição à inovação”. Além de acompanharem o preparo de diversos pratos, os participantes terão a oportunidade de degustar o que a professora e seus alunos irão elaborar inspirados no milho e na mandioca.

Outras ações serão realizadas como parte da programação, como uma degustação guiada de azeites mineiros e uma confraternização entre os participantes.

De acordo com a diretora-presidente do Instituto Periférico, Gabriela Santoro, esse é mais um momento de diálogo sobre a cozinha mineira e os caminhos para preservá-la a partir do seu registro como patrimônio, com foco em políticas públicas para promoção e salvaguarda dos sistemas culinários já registrados. “Será um momento importante para reunir os detentores de saberes e aqueles que estão à frente da cozinha mineira para um troca de experiências sobre os próximos passos a serem dados, as novas pesquisas, e outras iniciativas relacionadas ao tema. Conhecer todo o processo de produção do dossiê é fundamental para entender a complexidade dos sistemas culinários e como eles representam a identidade de Minas Gerais”.

Para a coordenadora do projeto Cozinha Mineira Patrimônio, Luciana Praxedes, “o evento será uma oportunidade única para debate sobre perspectivas essenciais quando se fala da cozinha mineira, como o papel dos povos originários e a presença africana na constituição de diversos sistemas culinários presentes em Minas Gerais. Também teremos, no seminário, um momento para elaboração coletiva de um documento sobre as ações propostas para o plano de salvaguarda, incluindo a sugestão de outras iniciativas e a indicação de prioridades. As perspectivas para o turismo, as possibilidades para fomento e caminhos para desenvolvimento de novos negócios a partir da cozinha mineira também farão parte da programação”.

O evento possui o apoio da Frente da Gastronomia Mineira, da Abrasel, da Emater, do Sebrae e da UNA, além de cooperação técnica com o Iepha-MG.

Dossiê para registro dos sistemas culinários da cozinha mineira: o milho e a mandioca

Dossiê para registro dos “Sistemas culinários da cozinha mineira: o milho e a mandioca”

Para que a cozinha mineira fosse registrada como patrimônio cultural do nosso estado, foi desenvolvido o dossiê técnico que tem como título “Sistemas culinários da cozinha mineira –o milho e a mandioca”.

Uma equipe de experientes pesquisadores se dedicou à escrita do dossiê, que aborda perspectivas históricas, antropológicas e ambientais da cultura alimentar e sua centralidade para a construção identitária de Minas Gerais e a importância da continuidade dos saberes tradicionais. Além da tratativa teórica, também compõe o dossiê um extenso levantamento de dados a partir do acervo do Iepha-MG em relação ao Programa ICMS Patrimônio Cultural. Assim, foi possível mapear o que os municípios mineiros têm inventariado e registrado sobre os sistemas culinários do milho e da mandioca.

O dossiê também traz recomendações para promoção e salvaguarda da cozinha presente no território mineiro. Ele foi elaborado pelo Instituto Periférico, sob a orientação técnica do Iepha.

Saiba mais no link https://www.cozinhamineirapatrimonio.com.br/dossie

Cozinha Mineira Patrimônio

O Inventário da Cozinha Mineira tem o patrocínio da Gerdau, da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal, e parceria da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), firmada por meio de acordo de cooperação técnica entre o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) e o Instituto Periférico.

PROGRAMAÇÃO

24/10 – Terça-feira

8h30: Início do credenciamento
9h – 9h15: Boas-vindas com apresentação do Instituto Periférico e do projeto Cozinha Mineira Patrimônio – Gabriela Santoro
9h15 – 9h30: Apresentação do curso de Gastronomia do Centro Universitário UNA – Rosilene Campolina

Painel 1 – Cozinha Mineira Patrimônio
9h30 – 10h: Percurso da pesquisa e registro – Débora Raíza (Iepha-MG)
10h – 10h30: Dossiê “Sistemas culinários da cozinha mineira – o milho e a mandioca” – Luciana Praxedes (Instituto Periférico)

Painel 2 – Salvaguarda dos “Sistemas culinários da cozinha mineira – o milho e a mandioca”
10h50 – 11h30: Apresentação do plano de salvaguarda – Nicole Batista (Iepha-MG)
11h30 – 12h30: Escuta, discussão e registro de sugestões para a salvaguarda

Painel 3 – Turismo de experiência
14h – 14h25: Turismo rural e cozinha mineira – Thatiana Garcia (Emater)
14h25 – 14h50: Turismo criativo em cidades de pequeno porte e as possibilidades a partir da Cozinha Mineira Patrimônio – Marina Simião (Belotur)
14h50 – 15h15: Espírito X – cocriando experiências turísticas – Cássia Coppo

Relato de experiência                                                                                                   
15h20 – 15h40: Gastronomia afro-brasileira: a influência Bantu na culinária mineira – Kelma Zenaide (Kitutu Gourmet)

Painel 4 – Empreendedorismo para a cozinha mineira – possibilidades e experiências
16h10 – 16h40: A produção artesanal de doces em São Bartolomeu – Luiz Fortes e Edu Tijolo (Associação dos Doceiros e Agricultores Familiares de São Bartolomeu)
16h40 – 17h10: Queijo & empreendedorismo: harmonização que valoriza a cozinha mineira – Osvaldo Martins (Queijo D’Alagoa)

Degustação guiada 
17h10 – 18h20: Vanessa Bianco – Azeites Gamarra (Baependi-MG)
(vagas limitadas, com inscrição presencial no dia do evento)

Encerramento – 18h20 -18h30

25/10 – Quarta-feira 

Painel 5 – Apoio e fomento cultural
8h30 – 9h: Fomento e captação de recursos no estado de Minas Gerais – Janaína Silva (Secult MG)
9h – 9h30: Conexões culturais – Bruno Castilho (Gerdau)

Painel 6 – Festivais para preservação e promoção da cozinha mineira
9h30 – 9h55: Festival Igarapé Sabor –  Maria Ubalda e Maria Aparecida Coelho (mestras da culinária de Igarapé) e chef Reinaldo Mendes (Circuito Veredas)
9h55 – 10h20: Festival Fartura e Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes – Guilherme Sânzio (Peixe Tolo)
10h20 – 10h45: Festivais culturais de Paracatu e sua interlocução com a cozinha mineira – Igor Diniz (Secretário Municipal de Cultura e Turismo)

Aula-show com degustação
11h – 12h30: “Cozinha mineira – da tradição à inovação” Rosilene Campolina, na UNA – Campus Liberdade (vagas limitadas, com inscrição presencial no dia do evento)

Cozinha-show
12h30 – 14h: Almoço | Cozinha-show com o chef Reinaldo Mendes (Circuito Veredas)

Painel 7 – Turismo de base comunitária e cozinha mineira
14h – 14h30: Promoção em territórios tradicionais e áreas protegidas do Norte de Minas – Leidson Nunes (RVC-Roteiros do Velho Chico)
14h30 – 15h: O alimento e o modo de vida tradicional – Filipe Maciel (pesquisador e secretário municipal adjunto de Educação, Cultura e Esportes de Peçanha)

Capacitação e orientação técnica
15h – 15h30: Processo de patrimonialização e salvaguarda de bens culturais – Alessandra Deoti (Iepha-MG)

Encerramento
15h30 – 16h