Chefachef no XVI Festival da Quitanda de Congonhas/MG – Imperdível!

A Secretaria de Cultura de Congonhas realiza há dezesseis anos com grande sucesso de público o Festival de Quitanda em nível municipal e regional sempre no terceiro domingo de maio. Neste ano, a 16ª edição do Festival acontecerá no dia 15/05/16, na Romaria em Congonhas/MG, no horário de 9h às 19h. No sábado que antecede ao Festival, no dia 14/05/16 acontece a Noite de Caldos e Violas, com comercialização de deliciosos caldos e comidas típicas, para aquecer ao público neste clima de quase inverno e apresentação de shows variados de cantores da região e de renome nacional, apresentando repertório basicamente sertanejo e regional. Neste ano teremos os shows da dupla de Congonhas Kadú & Leo e da dupla nacionalmente conhecida Sá e Guarabyra.

No Festival da Quitanda propriamente dito são 33 (trinta e três) stands com quitandeiras locais e 18 (dezoito) stands de várias cidades da região (Belo Horizonte, Jeceaba, Sabará, São Brás do Suaçuí, Conselheiro Lafaiete, Ouro Branco, Itabirito, Lagoa Dourada, São Gonçalo do Rio Abaixo, Itaverava, Santa Bárbara do Tugúrio, Piranga, Nova Lima, Belo Vale, Entre Rios de Minas), num total de 51 (cinquenta e um) stands e 15 (quinze) cidades participantes. Durante todo o dia do festival, acontecem apresentações culturais e shows com músicas de raiz e a comercialização de quitandas tradicionais e artesanais, objetivando resgatar e preservar a tradição da culinária mineira. Há também um concurso de quitandas e as premiações são através dos seguintes quesitos: a Quitanda “Prata da Casa” (melhor quitanda de Congonhas), “Quitanda Regional”(melhor quitanda dentre as demais cidades participantes), Quitanda “Comércio Especializado” (melhor quitanda dentre as padarias, confeitarias e supermercados participantes)e “Melhor Stand” (melhor ornamentação da barraca). É confeccionado também o Caderno de Receitas do Festival da Quitanda, com as receitas de todas as quitandas concorrentes de Congonhas. Tudo isso acontece na Romaria, centro cultural localizado junto ao conjunto arquitetônico das obras de Aleijadinho. O cenário do Festival da Quitanda sempre é temático, remetendo às fazendas do interior e às tradições rurais de nosso país.
Devido à tradicionalidade do festival, o ofício das quitandeiras de Congonhas encontra-se em processo de avaliação junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, para que o ofício das quitandeiras seja considerado patrimônio imaterial. E além deste cunho cultural, o Festival também tem um cunho social, pois promove o empoderamento das quitandeiras, proporcionando a elas a oportunidade de melhorarem a oferta de seus produtos e serviços e terem, na comercialização de quitandas, uma fonte de renda para elas e respectivas famílias. 

Com uma estimativa de público de aproximadamente trinta mil pessoas, o evento é muito aguardado por sua peculiaridade, pois traz de volta as tradições do campo e as antigas receitas das fazendas mineiras. Enfim, é um festival extremamente saboroso e agradável!