Contramao

Outubro | 2015

BH terá Casa da Gastronomia no Circuito Cultural da Praca da Liberdade.

O Circuito Cultural da Praça da Liberdade receberá a Casa da Gastronomia, com o intuito de divulgar a cultura gastronômica mineira. A casa será no espaço cedido pelo Instituto Estadual de Patrimônio Histórico Artístico de Minas Gerais (Iepha), localizado na Rua da Bahia, ao lado do Prodemge. Segundo a Secretaria de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG), as obras para a revitalização do casarão terão início ainda no segundo semestre de 2015.  

Para o diretor da Associação Mineira de Gastronomia, Flávio Trombino, a casa da gastronomia, vêm para complementar as ações em prol da gastronomia, e visa ser uma referência em Belo Horizonte, “Essa casa além de ser um ponto de encontro, vai vir como uma biblioteca específica voltada para matéria gastronômica”, destaca Trombino.

O imóvel usado será reformado por meio de parceria firmada entre a Secretaria de Estado de Turismo e a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig). O local, que será um ponto turístico, vai contar com diversas atrações, como workshops e palestras, para divulgação dos aromas e sabores da culinária de Minas Gerais. “Belo Horizonte é referência por causa da sua gastronomia e isso faz com que a cidade atraia muitos turistas. Alguns lugares já possuem uma casa, como por exemplo, a Casa Peruana, que fica localizada no Peru.”, argumenta a jornalista e professora do curso de Gastronomia do Centro Universitário UNA, Rosilene de Lima,

A Casa terá, em caráter permanente, a atuação da coordenadoria de Gastronomia da Setur (Secretaria de Turismo). Outros órgãos ou instituições públicos ou privados, tais como a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-Mg), a Associação Mineira de Supermercados (Amis), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), o Mercado Central, a Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio), o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Belo Horizonte e Região Metropolitana (Sindhorb).

“É muito bacana poder mostrar e difundir ainda mais a nossa gastronomia, a culinária mineira, vai ser um espaço para disseminar a cultura alimentar, temos várias regiões e cada uma tem seu aspecto típico, em alguns lugares, podemos, por exemplo, encontrar tachos de cobre, outros panelas de ferro, tem como forte referência aqui em Minas Gerais, os diversos tipos de queijo, como o queijo produzido em Araxá.” destaca Lima.

Para Lucas Pêgo, diretor executivo da Abrasel, Minas Gerais é um estado privilegiado por ter uma das gastronomias mais ricas, autênticas e reconhecidas do país. “Segundo dados do Governo de Minas, 20% de tudo o que o estado de Minas Gerais produz está ligado à cadeia produtiva da gastronomia (que envolve desde o pequeno produtor até a indústria, passando pelo setor de alimentação fora do lar)” argumenta.

De acordo com a Pesquisa de Demanda, realizada pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais – SETUR em 2011, 22% dos gastos dos turistas que visitam Minas são com alimentação. “Dos 13 aspectos analisados no nível de satisfação, gastronomia/restaurantes alcançou a segunda melhor nota de preferência na pesquisa. Em primeiro lugar ficou a hospitalidade. Outro dado importante apontado pela pesquisa é quanto à primeira imagem que vem à cabeça do visitante quando ele escuta o nome do Estado: Gastronomia ocupa a primeira posição (17,89%) e montanhas, a segunda (10,78%)”, complementa Pêgo.

Atualmente o Circuito Cultural da Praça da Liberdade contempla 12 museus, a maioria aberta ao público todos os dias da semana e com a entrada franca.

Por Raphael Duarte

Fonte:
https://contramao.una.br/bh-tera-casa-da-gastronomia-no-circuito-cultural-da-praca-da-liberdade/