Receita Terra de Minas Dia das Mães Lâminas de Polvilho Crocantes da Vovó

Receita apresentada no programa Terra de Minas da Rede Globo em maio/2016. Confiram o preparo desta deliciosa iguaria de Mãe pra filha. Estaremos homenageando todas as Mamães através de sabores, saberes e histórias.

Chef fala sobre pratos com “gostinho de saudade” e ensina receita

Receita para surgiu de uma variação dos biscoitos que fazia Dona Graça, mãe da chef.Tem prato que lembra aquele carinho de mãe. E por mais simples que seja a receita, o sabor é muito especial. O Terra de Minas convidou uma chef de cozinha para falar dessas receitas com gosto de saudade. Rosilene Campolina, que resgatou um sabor de família, prepara um tipo de biscoito de polvilho. Condimentos dão um toque diferente.

Ingredientes:

200 ml de água

200 ml de óleo de soja, girassol ou canola

500 g de polvilho azedo ou doce

2 colheres de sopa de açúcar (20 g)

1 colher de sopa rasa de sal

300 ml de leite frio

1 ovo

Modo de preparo:

Levar ao fogo e aquecer por 5 alguns minutos. Despeje sobre o polvilho. Misture e depois acrescente açúcar, sal e o leite. Amasse com a mão. Acrescente o ovo e volte a amassar.

Use uma espátula para abrir a massa como um lâmina sobre uma forma antiaderente ou untada.

Assar até corar por aproximadamente15 a 20 minutos, no forno a 160 graus.

Sugestão: gergelim preto, alecrim, sal grosso são usados para finalizar. As lâminas de biscoito podem ser servidas com conservas e compotas.

“O homem somente compreenderá a natureza quando entender o que é Ser Mãe. O homem somente entenderá o que é ser Mãe quando deixar de ser homem.”(Albert Einstein)

Forte abraço e saudações gastronômicas, Rosilene Campolina.