Festival VER O PESO em Belém com Chef Mineiro Leandro Pimenta, Alex Atala e Outros. Imperdível!

maior festival de Gastronomia do Norte do Brasil de 28 de maio a 1º de junho de 2014 chega à décima segunda edição e celebra o legado do Chef Paulo Martins. (foto jornal O Tempo).

Uma harmonia perfeita: ingredientes singulares, amor à cozinha e respeito às populações que sobrevivem dessa cultura. Muitos são os elementos que colaboraram para o Ver-O-Peso da Cozinha Paraense alcançar o status de maior e mais antigo evento de Gastronomia da Região Norte.

Concebido pelo saudoso Chef Paulo Martins, o evento chega ao décimo segundo ano com a realização do Instituto Paulo Martins e a Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança e produção de Regiane Britto, Lilian Almeida, Central Pirarucu. O objetivo é divulgar, difundir e mostrar (aos que ainda não conhecem) o universo da culinária paraense. A inspiração para tudo isso não poderia ser mais apropriada: a maior feira livre a céu aberto da América Latina.

Os mais respeitados chefs de cozinha (entre eles o mineiríssimo Leandro Pimenta do The LAB) estarão em Belém para para demonstrar o porquê de os temperos genuinamente paraenses conquistarem o mundo. Nomes paraenses, nacionais e internacionais farão de Belém a Meca da Gastronomia no período de 01 de maio a 01 de junho.

Contando com o circuito gastronômico, que será iniciado no dia 01 de maio, o Festival terá um mês de programação – que incluirá exposição, aulas, fóruns e jantares, envolvendo a população e profissionais de diversos segmentos da culinária nacional e local.

Legado

O Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense foi criado pelo chef Paulo Martins em 2000 para celebrar ingredientes e técnicas culinárias do Norte do País. Hoje é o maior e mais antigo evento gastronômico da Amazônia brasileira, realizado pelo Instituto Paulo Martins e a Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, com organização de Lilian Almeida e Regiane Britto – Coordenação de Eventos e Central Pirarucu. A edição de 2014 tem o apoio do Governo Estadual do Pará, Prefeitura de Belém, Restaurante Lá em Casa, Radisson Belém, Boulevard Shopping, Assembleia Paraense e Allucar.

Convidados especiais

Este ano, o festival contará com a presença do chef mineiro Leandro Pimenta, do restaurante The Lab. Além dele, dois espanhóis da equipe do Ferran Adrià, Alex Atala e vários outros cozinheiros do Brasil todo.

A cada edição, o Festival Ver-o-Peso recebe cozinheiros de diferentes cidades e especialidades para interagir com as matérias-primas, costumes, chefs, paraenses e visitantes. Eles dão aulas, visitam produtores e participam de jantares ao longo da programação. Em 2014, os espanhóis Pere Planagumà (chef do Les Cols, em Girona, que tem duas estrelas Michelin) e Pere Castells(cientista e gourmet) vêm conhecer Belém. Ambos fazem parte do Instituto Alicia, de Ferran Adriá. Entre os brasileiros, Alex Atala, do D.O.M – atualmente considerado o 6º melhor do mundo pela revista Restaurant – representa São Paulo ao lado de Jefferson Rueda (Attimo), Janaina Rueda (Bar Dona Onça), Henrique Fogaça (Sal Gastronomia e Cão Veio) e a consultora Neide Rigo. Do Rio de Janeiro vem Kátia Barbosa, do Aconchego Carioca, e de Vitória (ES), Juarez Campos, do Oriundi. Do Nordeste, um embaixador já confirmado é o chef Claudemir Barros, do Wiella Bistrô, de Recife (PE). Do Sul, participa a consultora gaúcha Jussara Dutra. E do Norte, a Dona Kalu, pesquisadora de culinária amazônica, compartilha experiências de Roraima.

Sobre o Chef Mineiro Leandro Pimenta – começou sua história com a cozinha aos 14 anos, trabalhando na padaria de uma tia em Nova York. Lá, estudou no The Culinary Institute of America e trabalhou com renomados profissionais, em restaurantes como o Tea Lounge French Coffee e Perse. Em 2001 voltou ao Brasil, formou-se na Escola de Hotelaria, Gastronomia e Turismo de São Paulo e fez parte da equipe de profissionais reconhecidos na área, como Christian Formon e Ina de Abreu. Atuou em diversos restaurantes, entre eles o Sopt, o Vítreo, o Mestiço e o Maní. Voltou para Belo Horizonte em 2007, já como chef de cozinha passando pelo Aurora, The Art From Mars e Risoteria Sorriso. Paralelamente, abriu a empresa de consultoria, a The L.A.B., que agora também virou seu restaurante.

O chef foi contemplado com Selo Conspiração Gastronômica, dedicado à pessoas que contribuem para a preservação da culinária mineira. Leandro trabalha essencialmente com igredientes nacionais, da estação, e prioriza pequenos produtores.

O chef Leandro Pimenta é mais um talento confirmado para o Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, neste ano. O que será que vai surgir dessa mistura de gastronomia internacional, mineira e amazônica, hein?! Estamos ansiosos!

Serviço

Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense

Local: Belém, Pará

Data: 28 de maio a 1º de junho de 2014

(Programação paralela: Circuito gastronômico de 1º/5 a 1º/6; Exposição Fotográfica de 15/5 a 1º/6; Feira de Produtores de 25/5 a 1º/6)

Informações: www.veropesodacozinhaparaense.com.br

A programação completa está disponível aqui neste link: https://www.veropesodacozinhaparaense.com.br/v2014/apresentacao.php

Para conhecer os perfil dos chefs convidados, clique aqui neste link:

https://www.veropesodacozinhaparaense.com.br/v2014/perfilConvidados.php

FOTO: https://www.otempo.com.br/interessa/viagens/festival-ver-o-peso-de-bel%C3%A9m-1.820393