O Uso do Tomate – Matéria no Jornal Hoje Rede Globo 31-10-09

Viva o tomate! Alimento Funcional (escute as dicas na OI FM, aqui no link VÍDEOS no Chefachef). Nutricionistas dizem que basta comer um por dia para você se beneficiar de muitas vitaminas. Algumas propriedades do tomate ajudam até a emagrecer. No mercado de Belo Horizonte tem até loja que vende só tomate. Antes era o tomate comum e o tomate maçã. Agora são seis espécies com cerca de 25 variações.

O mini beluga, é tão pequeno que é quase do tamanho de uma ervilha e tem diferença? Um sabor mais adocicado aquele pequeno. E aqui tem um sabor mais leve e tem aquele tomate comum que é mais ácido, diz o comerciante. O tomate é riquíssimo em vitamina A, B e C. A vitamina A é ótima para pele cabelo e unha. A vitamina B para sistema nervoso para ajudar até a perder peso. As vitaminas C como poderoso anti-oxidante, ou seja, ajuda em formação do colágeno, previne uma porção de doenças principalmente as cardíacas.

Mas o principal do tomate e o licopeno que é um excelente antioxidante e também vai prevenir danos de célula para doenças cardíacas e principalmente que está aumentando muito que é o câncer, explica a nutricionista, Caroline Lameirinhas. Você tem de todo o jeito as mesmas vitaminas em todo o tomate verde, amarelo e vermelho. Mais quanto mais vermelho mais concentradas estarão estas vitaminas, explica a nutricionista. Um tomate comum por dia, é suficiente.

Nem só para salada e molhos serve o tomate. É possível até fazer geléia com ele. Use os maiores e mais maduros. Depois de bater no liquidificador e passar na peneira coloque numa panela, acrescente o caldo de meio limão, meio quilo de açúcar cravo canela e gengibre em pó. Deixe cozinhar por 20 minutos em fogo brando. Então tiramos o pau de canela. A sugestão para servir: pães, torradas e também salgado. Você pode colocar gotas de pimenta, azeite e usar como acompanhamento para carnes, explica a consultora gastronômica, Rosilene Campolina.

Os italianos, aqueles compridinhos, vão bem num suco refrescante. Use quatro sem sementes, meia xícara de água filtrada, um fio de azeite, uma pitadinha de sal e pimenta a gosto. Esta versão salgada você pode servir como sopa gelada no verão, basta colocar manjericão e gelo. Os miudinhos, mais doces, são ideais para tira gosto.

Corte ao meio, intercale no palito com queijo minas e manjericão. Regue com azeite e sal. Confira o passo a passo das receitas no link RECEITAS, aqui no Portal Gastronômico Chefachef.