Doce de Mamão Cristalizado da Cora Coralina

Receita do(a) Chefnauta: Cora Coralina Doceira e Poeta Goiana

Cora Coralina (1889-1985) é uma das personagens mais carinhosas e simpáticas que a literatura nacional já teve. Poeta que destacou o Estado de Goiás no cenário nacional, era admirada, entre tantos, por ninguém menos que Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), que elogiou por cartas sua escrita, o que despertou a atenção da crítica e do público. Abaixo uma de suas famosas receitas que ela nos deixou de seu legado gastronômico: o doce de mamão cristalizado (registrado em sua obra: Cora Coralina:doceira e poeta.

INGREDIENTES

  • 1 mamão de 2 quilos
  • 1 colher (sopa) de bicarbonato ou cal virgem
  • 1 quilo de açúcar cristal

MODO DE PREPARO

Mamão de qualquer tamanho, vermelho, quase maduro, super firme. Antes de colocar os pedaços de mamão na calda, faça furos com o garfo para que a calda penetre durante o cozimento. O tempo de cozimento é de 3 a 4 horas.

Descasque o mamão, retire as sementes e corte em pedaços. Coloque os pedaços em água com bicarbonato ou cal virgem de construção, uma colher de sopa para cada mamão médio.

Depois de uma hora lave pedaços em água pura. Prepare, à parte, calda em ponto de espelho, quantidade suficiente para cobrir os pedaços. Quando ela estiver no ponto, coloque os pedaços de mamão e em fogo lento espere até que fiquem macios.

Deixe dormir na calda, apurando-os no dia seguinte. Com o auxílio de uma colher de pau ou escumadeira, coloque para escorrer em peneira de taquara.

Enquanto isso, apure bem a calda restante, até que comece a açucarar. Depois de escorridos, passe os pedaços de mamão na calda apurada para que fiquem glacerizados. Acabe de secá-los ao sol.

Nota: O bicarbonato ou o cal servem para deixar os frutos durinhos por fora e macios por dentro.

Dica: Se quiser uma apresentação mais simples, você pode levar a calda ao fogo, deixando apurar em ponto de calda firme, enquanto os pedaços já cozidos escorrem. Acrescente o mamão, deixe ferver por mais ou menos 10 minutos, coloque em uma compoteira e sirva frio.