Tournedos Rossini (Filé alto em medalhões com Foie Gras e Trufas)
INGREDIENTES
- 4 tournedos de filé mignon de 200g cada(filé alto formato medalhão)
- 4 fatias de foie gras de 50g cada
- 150 ml de vinho madeira ou tinto seco
- Lâminas de trufas negras
- Manteiga o quanto baste
- Azeite de trufas (opcional)
- Sal e pimenta do reino a gosto
- Q.b de espessante (farinha ou amido) para encorpar o molho
- Para acompanhar:batatas ou purê de banana da terra e aspargos ou falsos aspargos de talos de couve
MODO DE PREPARO
– Temperar os tournedos com sal e pimenta, grelhar na manteiga e reservar.
– Temperar também as fatias de foie gras com sal e pimenta e grelhar em frigideira bem aquecida (não é necessário usar manteiga ou óleo)
– Colocar uma fatia de foie gras com as trufas sobre cada filé. Reservar.
– Deglaçar a frigideira do filé com vinho madeira e acertar os temperos com sal e pimenta. Se preferir, engrossar o molho com amido ou farinha dissolvidos no caldo de carne. Pode acrescentar azeite de trufas para enriquecer o molho. Servir com batatas e aspargos (versão clássica) ou purê de banana com coco e falsos aspargos (talos de couve/versão da Rosilene). Ver a receita do purê de banana da terra aqui no chefachef.
Falsos aspargos: branquear os talos de couve em água e sal e depois saltear na manteiga com alho, salsinha e pimenta do reino. Empregar como acompanhamento.
Curiosidade: Este prato ganhou fama quando o imortal compositor Gioacchino Antonio Rossini foi jantar no Café Anglais em Paris. Ele ordenou que o chef Marcel Magny desse forma concreta a um de seus delírios culinários: mandou colocar sobre um medalhão de filet mignon uma fatia de foie gras e trufas laminadas, já que desta forma unia os dois ingredientes que mais apreciava.Contrariado por ter que atender ao extravagante pedido do ilustre cliente, Magny executou o prato, mas fez questão de escondê-lo dos outros comensais e pediu ao mâitre que o servisse de costas para o salão – em língua francesa “en tour-nant le dos”, o que deu origem ao nome “tournedos”.