Sorvete de Manjericão para Sobremesas e ou Saladas

INGREDIENTES

  • 2 xícara (chá) de folhas de manjericão fresco lavadas e branqueadas
  • 30 ml de suco de limão
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 lata de leite condensado (se quiser menos doce use 1/2 lata)

Cobertura (opcional):

  • 300 g de morangos frescos lavados e escorridos
  • 3 colheres de (sopa) de açúcar
  • Morangos inteiros para decorar

MODO DE PREPARO

Lave bem as folhas de manjericão, branqueie em água quente rapidamente. Coloque-as no liquidificador com o açúcar e bata bem até  que não fique nenhuma folhinha inteira. Acrescente o leite condensado e o suco de limão aos poucos. Bata novamente até formar uma mistura homogênea.

Se desejar um sorvete mais doce, acrescente mais açúcar ou leite condensado. Coloque em um recipiente (pote) para sorvete e leve ao freezer, por cerca de 2 horas. Retitre e bata novamente para ficar mais cremoso. Sirva como sobremesa, acompanhado de calda de morangos ou geléia da fruta. Decore com galhinhos de manjericão.

Para a cobertura, lave bem os morangos, retire os cabinhos e coloque no liquidificador. Com a tecla pulsar, dê  alguns toques para que o morango adquira consistência de polpa . Para servir,  coloque as bolas de sorvete em taças e regue com a cobertura de polpa ou calda de morangos. Decore com morangos inteiros.

Toque de Chef: Se desejar o sorvete sem lactose, substitua o leite condensado por 1/2 xícara de açúcar e para um sabor mais ácido, acrescente mais suco de limão. Utilize o sorvete de manjericão para acompanhar saladas de folhas ou de frutas. Sirva a salada em taças, regue com um fio de azeite, polvilhe flor de sal e finalize com 1 bola de sorvete de manjericão. Veja aqui no Portal WWW.chefachef.com.br a receita da salada “Sinfonia de Folhas, Flores e Frutos”, que fica maravilhosa quando servida com este sorvete.

Bom apetite! De Chef a Chef, Rosilene Campolina.

portalgastronomico@chefachef.com.br


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0