Magret de Canard la Sauce Orange-Peito de Pato com Molho de Laranja

INGREDIENTES

500g ou 2 peitos de pato (magret) adquirido no supermercado
600 ml de suco de laranja coado
2 colheres (sopa) de manteiga gelada (reserve 1)
1 cebola pequena ralada e bem escorrida
3 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de mostarda de Dijon Vilux
1 pau de canela de canela
1 anis estrelado
Sal e pimenta-do-reino preta e branca a gosto
Flor de Cimsal brasileira a gosto
Ciboullete e ramos de tomilho ou alecrim para decorar

MODO DE PREPARO

Molho de Laranja: numa panela, derreter a manteiga com o açúcar e dourar levemente a cebola. Acrescentar o suco de laranja e as especiarias (canela e anis). Deixar reduzir pela metade. Retirar as especiarias e colocar a mostarda de Dijon.  Acertar os temperos com uma pitada de sal e pimenta branca moída. Se desejar o molho mais encorpado, acrescentar 1 colher (sobremesa) de amido de milho. Incorporar vigorosamente a manteiga gelada.

Magret ou Peito de Pato: retirar o excesso de gordura do peito de pato. Fazer cortes transversais no lado da gordura, formando quadrados. Temperar o peito com pimenta moída e uma pitada de flor de sal. Aquecer bem uma frigideira e grelhar o magret começando pelo lado da pele até esta ficar crocante, virar e grelhar do outro lado de modo que o peito fique mal passado. Retirar do fogo, fatiar em lâminas e cobrir com o molho de laranja. Polvilhar flor de sal. Decorar com ciboullete e ramos de tomilho. Guarnecer com mousseline de batata ou purê de maçã. Ver receitas no Portal Gastronômico WWW.chefachef.com.br Bon apetit! Au revoir!

Curiosidade: este prato é clássico da cozinha francesa e o mais pedido no estrelado restaurante Tour d’Argent /Paris, sob número catalogado! Magret du Carnard é o prato mais pedido na La Semaine du Goût na França, que acontece todo ano no mês de Outubro.