Trufas de Chocolate da Chef

INGREDIENTES

  • 800g de chocolate meio amargo picadinho
  • 1/2 xícara de creme de leite sem soro
  • 1 xícara de chá de chocolate em pó solúvel
  • 50g de manteiga amolecida 
  • 2 colheres de (sopa) de cachaça, conhaque ou whisky
  • 1 colher (sopa) de mel (opcional)

Para envolver as trufas:

  • 1 xícara de chá de chocolate (cacau) em pó solúvel

MODO DE PREPARO

Aqueça o creme de leite em banho-maria ou no microondas. Junte metade do chocolate meio amargo, mexendo até obter uma pasta homogênea. Retire do banho-maria e misture o chocolate em pó. Junte a manteiga à temperatura ambiente e o conhaque. Se desejar, acrescente o mel. Misture e leve à geladeira por aproximadamente 24 horas.

Faça bolinhas (pode usar uma colher de chá) para bolear. Derreta o chocolate restante em banho-maria. Resfrie até ficar morno e mergulhe as trufas, uma a uma. Escorra-as sobre um tabuleiro forrado com papel de alumínio e leve para gelar por cerca de 1 hora. Passe no chocolate em pó, coloque em forminhas de papel e conserve-as em local fresco.

Congelamento :

Se desejar, congele as trufas sem passar no chocolate em pó ou a massa sem enrolar. Conserva até 3 meses. Para descongelar, deixe-as em geladeira por cerca de 2 a 3 horas, passe-as no chocolate em pó e mantenha em local fresco.

Microondas:

Pique metade do chocolate e coloque-o em um recipiente refratário bem seco. Leve ao microondas, em potência média por cerca de 3 minutos. Retire do microondas e mexa. Junte o creme de leite, o chocolate em pó, a manteiga, o conhaque, misture bem e leve à geladeira por cerca de 24 horas. Faça bolinhas com a massa e reserve. Coloque o chocolate restante em um recipiente refratário e leve ao microondas em potência média por cerca de 2 minutos. Resfrie o chocolate, mergulhe as trufas, uma a uma. Escorra-as sobre um tabuleiro forrado com papel de alumínio e leve para gelar por cerca de 1 hora. Passe no chocolate em pó, coloque em forminhas de papel e mantenha-as em local fresco como na sugestão do Portal Gastronômico www.chefachef.com.br

Curiosidade:

Considerada o ouro negro da chocolateria, produzidas artesanalmente, recebeu este nome em analogia ao fungo, tubérculo que cresce sob a terra à sombra do carvalho. A iguaria nobre e de sabor refinado que surgiu quase por erro de um pâtisserier francês, ganhou as mesas burguesas e logo depois caiu no gosto popular, se transformando no mais fino dos bombons.

As primeiras trufas de chocolate eram produzidas de uma massa a partir de chocolate nobre, creme de leite, mel ou glucose e conhaque, e depois eram banhadas em cacau em pó, parecidas, realmente, com a verdadeira trufa tirada da terra, entretanto tinha pouca durabilidade. Por este motivo começou a tradição de banhar em chocolate e estender a sua conservação até então de um dia para aproximadamente vinte dias.

Depois começaram a ser feitas nas formas de bombons (tipo pvc), que hoje são nossos famosos bombons trufados, que além de tradicionais, variam o sabor, desde os mais requintados como damasco, avelãs e nozes até os mais comuns como maracujá, morango, cachaça e limão, sem perder a tradição e o glamour!