BH Eventos
Março | 2018
Manhã gastronômica em homenagem ao Dia Internacional da Mulher
Cozinha Escola Mineiraria – Mercado Central, 08/03/2018
Por Rosilene Campolina
O primeiro evento da parceria entre o projeto Mulheres por Minas (MpM) e o Mercado Central de Belo Horizonte renderá uma manhã saborosa para um seleto grupo de grandes mulheres mineiras em comemoração ao Dia Internacional da Mulher no dia 8/3, a partir das 9h30 na Cozinha Escola Mineiraria, no Mercado Central de Belo Horizonte. Uma aula – show de gastronomia será ministrada pelas Chef de cozinha Rosilene Campolina, que vai preparar e ensinar uma refeição completa para as convidadas. As participantes vão desenvolver os pratos junto com a chef e, para encerrar os trabalhos, acontecerá uma degustação do cardápio.
O evento foi idealizado pelo Superintendente do Mercado Central de Belo Horizonte, Luiz Carlos Braga. Durante uma viagem à Europa para participar do IV Encontro Ourém-Minas, projeto que tem por objetivo estreitar as relações econômicas entre Portugal e Brasil, realizado entre os dias 21 e 24 de junho de 2017 em Ourém, Luiz Braga conheceu o Mulheres por Minas. “Acho o projeto extremamente relevante por valorizar o trabalho feminino em Minas, independentemente da área”, justificou Braga. Diante disso, o superintendente propôs, em fevereiro de 2018, à coordenadora do projeto, a Secretária de Estado Adjunta de Casa Civil e de Relações Institucionais (Seccri), Mariah Brochado, a realização de uma ação conjunta para comemorar o Dia Internacional da Mulher.
Rosilene Campolina é docente do curso de gastronomia do Centro Universitário UNA, e apoiadora da curadoria gastronômica da Cozinha Escola Mineiraria, através do programa + Gastronomia que leva cursos de culinária gratuitos para a comunidade. A chef adianta que a receita a ser executada no evento tem tudo a ver com a data escolhida, por ter sido criada em homenagem ao mês da mulher. “Escolhi a receita “Frango à Kinnalli”, vencedora do Concurso Melhores Receitas GNT/2007 do programa ‘Menu Confiança’ do chef Claude Troisgros”, declara a chef.
O prato mescla elementos da cozinha mineira e tailandesa como o molho agridoce de goiabada, gengibre e shoyo, numa explosão de sabores e cores. De acompanhamento a chef servirá um purê de abobora com leve toque de gorgonzola, para trazer contraste inusitado à receita. A entrada será um carpaccio de abobrinha com mostarda de jabuticaba e nuvem de queijo canastra. Para sobremesa uma tartelete (mini-torta) “bem mineira”, com as cores da bandeira de Minas Gerais, que possui a tradicional goiabada fresca e a castanha de baru entre os ingredientes.
Na ocasião a chef Rosilene Campolina também presenteará as convidadas com rosas artesanais feitas com sobras de tecidos das premiadas designers Andrea Medeiros e Maria Angélica Martins do ateliê Espaço Essência.
Mulheres por Minas
Uma iniciativa do Governo de Minas Gerais e idealizado pela secretária adjunta da Seccri, Mariah Brochado, o projeto Mulheres por Minas tem por finalidade dar visibilidade às mulheres gestoras e/ou empreendedoras, assim como às suas ações que destacam e promovem o estado de Minas.
Mercado Central
Considerado o terceiro melhor mercado do mundo em 2017 pela Revista Tam Nas Nuvens, o Mercado Central de Belo Horizonte possui mais de 80 anos de história, reúne mais de 400 lojas e recebe milhares de visitantes todos os meses. Localizado no centro de Belo Horizonte, o Mercado é um dos pontos de encontro preferidos dos mineiros e reúne o que há de melhor em Minas Gerais: comidas típicas, artesanato e cultura de altíssimo nível.
VEJA FOTOS