Pastel com biomassa de banana foi a sensação do GastroUna

Campus Guajajara UNA, 20/11/2018
Por Ivana Andrade

Noite de cores, sabores, aromas e visuais incríveis por meio de iguarias ousadas, diferenciadas e criativas. O Campus Guajajaras da Una se transformou em um reduto gastronômico de sucesso, no dia 20 de novembro, com a realização da sexta edição do GastroUna, que premia alunos da universidade que se destacam na elaboração de pratos inovadores e produtos inspirados na sustentabilidade e no empreendedorismo.

“A cada edição introduzimos novas propostas e novos desafios. Dessa vez optamos por valorizar a agroecologia e os pequenos produtores por meio de elaboração de pratos com plantas Pancs – plantas alimentícias não convencionais. Os alunos ficam entusiasmados. Ele criam logomarca, fanpage, banners e mostram suas criações gastronômicas para o mercado e os visitantes do evento, que podem degustar os pratos”, explicou Rosilene Campolina, idealizadora do projeto.

E dos cinco grupos participantes, de até oito integrantes cada, o grande vencedor foi o Benzo Deus, nas categorias Júri Técnico e Júri Popular. A equipe campeã apresentou o “Tremruá”, pastel feito com biomassa de banana verde, recheios de creme de milho com brie de ovelha e o de frango com requeijão e oro-pro-nobis. Como acompanhamento água ardente de banana. Um dos principais focos do time foi a sustentabilidade. Prova disso é que a gordura para fritar os pasteis será usada a fabricação de sabonetes. Já a casca de banana se transforma em um delicioso doce. “Foi incrível participar dessa experiência, desde a concepção do projeto ao produto final, para que fosse algo apetitoso, diferente, saudável e conquistasse o paladar do cliente”, disse Geovana Luisa, uma das representantes do grupo.

O segundo lugar, na modalidade “Júri Técnico”, ficou com a equipe Espetrem, que lançou o “Trem Bão”, espetinhos saudáveis, coloridos e saborosos, como o de lombo glaceado em cachaça, legumes e finalizado com abacaxi e flor de sal. A equipe também preparou uma versão vegana. Já o grupo Raízes obteve a segunda colocação na categoria “Júri Popular” por meio da apresentação do prato “Bastonetes Barroco”, a base de queijos mineiros, o d’alagoa, canastra e cabacinha, temperados com flor de sal e servidos com molhos Dona Onça.

E o grupo Escondidinho & CIA inovou com o “Quedi o Porco?”. Para o prato foram utilizados ingredientes como abóbora-jacaré processada, linguiça defumada flambada na cachaça proveniente da região de Jequeri (BA), taioba refogada, requeijão de raspa da região da Zona da Mata e crocante de linguiça. Por fim, a equipe Mandacaru resgatou a cozinha de raiz do sertão de forma repaginada por meio do “Baião de Dois”.

Sobre a participação do GastroUna, a opinião dos integrantes das equipes foi unânime. Todos disseram que a experiência foi fantástica e de muito aprendizado. Além disso, eles tiveram de lidar com autocontrole, trabalhar em equipe e buscar os melhores caminhos para superar os desafios e apresentar algo apetitoso, belo e diferenciado.

Para a professora de Mestrados da Una, Fernanda Vasner, o GastroUna é fundamental para a formação do aluno. “Eles integram teoria e prática. Trata-se de uma relação com conhecimento, cultura, saberes. Eu digo que o sonho passa por uma boa comida, por um bom aprendizado e pela cultura. E essa experiência é fantástica”, disse.

Votação

Olhos atentos às explicações dos gastrólogos sobre a elaboração dos pratos e degustação apurada na hora de provar as criações culinárias. Essa foi a missão da equipe de jurados representada por Bruno Orsini (Jungle Bier), Flávio Trombino (Restaurante Xapuri), Rafaela Marinho (Abrasel), Flávia Werneck (Belotur), Edson Puiati (UNA), Marco Falcone (Cervejaria Falkebier), Cláudia Ligório (Fazendinha em Casa), Marlene Machado (BH Eventos), Márcia Nunes (Dona Lucinha) e Simara Couto (Buffet Catharina). Além do júri técnico, os visitantes da feira tiveram a oportunidade de votar. “Neste ano, tivemos como atração a gastroURNA, local onde o público pode votar no melhor prato”, disse Edson Puiati, coordenador do curso da gastronomia da Uma.

O evento também contou com diversos parceiros, como a Frente da Gastronomia Mineira (FGM), Emater Flor de Sal CIMSAL, FalkeBier, Café Segafredo, BeGreen Boulevard, Aproxima, ultiform, Cachaciê, Portal Gastronômico Chef a Chef, Produtos Sabarabuçu, Vovô Helê, Dona Onça, Gran Gourmet, Caixeiro e panelas e utensílios Royal Prestige.

Premiação

Os prêmios para as equipes vencedoras foram vários, dependendo da classificação. Destaque para vale compras a partir de R$1.400,00 , utensílios Royal Prestige aventais da Multiform, kit flor de sal Chefachef, Kit Café Segafredo, produtos Vovô Helê, livros Brasil Sabor e de Gastronomia oferecidos pela ABRASEL, bonés Jungle Bier, além de convites para participação da Feirinha Aproxima, do Festival Jungle Bier e da Feira da Fazendinha no Mercado Cervejeiro no primeiro semestre de 2019, além de vouchers para toda equipe almoçar no restaurante Jotapê da Iara Biasi, em Sabará (MG).

Fonte e Fotos: https://www.bheventos.com.br/cobertura/11-20-2018-pastel-com-biomassa-de-banana-foi-a-sensacao-do-gastrouna