BH Eventos

Julho | 2014

Festival Cachaça Gourmet – Edição Especial Copa.

Mercado Distrital do Cruzeiro, 06/07/2014
Por Luiza Miranda

A animação do público presente, incluindo estrangeiros, no Mercado Distrital do Cruzeiro, foi embalada durante o dia 06 de julho, por atrações musicais, programação diversificada e coroou o sucesso da Festa da Cachaça.  O objetivo do evento foi oferecer aos mineiros e turistas, a oportunidade de conhecer e degustar 20 marcas de cachaça produzidas em Minas, além de drinques e pratos com cachaça, elaborados pelos restaurantes do local.

A Cozinha Show, um dos atrativos, apresentou o melhor da Gastronomia Mineira e contou com renomados Chefs convidados, como Edson Puiati, Rosilene Campolina, Flávio Trombini, Edson Saraiva, entre outros. Os shows gratuitos estiveram sob o comando de Rafael Dias, Trio Lampião e Uai Samba. Os restaurantes participantes foram o Bar do Junior, Balaio de Gato – Distrital, Nectar do Cerrado, Espetaria do Mercado, Formoso Cozinha Natural e Imperium.

A festa da cachaça ocorreu durante a Copa do Mundo, a fim de despertar a curiosidade do público, principalmente estrangeiros que passam pela Capital e estimular o retorno dos mesmos à cidade, considerando o fato de ser uma bebida genuinamente brasileira, que aguça o interesse por sua versatilidade e particularidade.

Ilustres convidados prestigiaram o evento, como a Secretária de Turismo, Silvana Nascimento e o presidente da Belotur Mauro Werkema, entre outros. Na ocasião, foi comemorado o “Dia da Gastronomia Mineira”, ocorrido em 5 de julho, com o propósito de fomentar a culinária de Minas em todo país por sua alta qualidade e sabor.

Segundo Miriam Cerutti, idealizadora e promotora do Festival Cachaça Gourmet, o evento foi importante para o turismo de Minas, pois foi lançada oficialmente a rota turística da cachaça. “Os turistas embarcaram em duas vans para conhecer os engenhos no entorno de Belo Horizonte, através de um roteiro turístico para visita a alambiques. Contamos também com a participação na coquetelaria gourmet, de vinte marcas de cachaça, que ofereceram degustação ao público e Cozinha Show. Os restaurantes do mercado criaram para a ocasião, pratos com cachaça. Dessa forma, tivemos visitação de turistas a nível nacional e internacional”, concluiu Miriam.

O expositor, criador e proprietário da cachaça Rikuda, Sebastião Marinho Assunção, comentou: “Fomos convidados pelo CRIA! Cultura, para celebrar os 40 anos da fundação do mercado distrital e apresentar nosso produto, que é desenvolvido de forma artesanal. Escolhemos as cachaças de melhor qualidade para adicionar o nosso “mix”, que consiste em um concentrado de melado de cana, suco natural de limão e própolis de appis mellífera. Este pode ser adicionado em destilados diversos, principalmente em cachaças de alambique. A participação da caipirinha de cachaça Rikuda na festa foi um sucesso absoluto”.

A Festa da Cachaça é uma realização da Cachaça Gourmet em parceria com Libertas – Viagens e Experiências, Cria! Cultura e apoio da UNA – Curso de Gastronomia, Vale Verde, Chef a Chef, Mercado Distrital do Cruzeiro, Belotur e Prefeitura de Belo Horizonte.

Fonte:
https://www.bheventos.com.br/cobertura/07-06-2014-festival-cachaca-gourmet-edicao-especial-copa#.U8MQroFdURr

VEJAS AS FOTOS