Busca Por Receitas

 
 

Clique aqui e veja as receitas dos

 

 


 

 

 

Receitas Recomendadas

-- Peixes e Frutos do Mar --

 
Camarões de Bertioga à Provençal Lúcia
 

Veja a Receita >>

-- Massas --

 
Penne Al Limone Nestlé e Gastronomia Sustentável
 

Veja a Receita >>

 

Lombo Suíno de Natal com Abacaxi Glaceado

 



Rendimento: 15 porções Tempo de preparo: 15 minutos/Forno:1:30 Nível de dificuldade: Fácil  

 

1 lombo de porco de grande (aproximadamente 2,5 kg)

1 colher (sopa) de manteiga ou azeite

250 ml de vinho tinto seco

150 ml de shoyu

2 colheres (sopa) de alho bem picadinho

1 cebola em rodelas grossas

2 ramos de alecrim

4 ramos de tomilho

4 folhas de louro

2 pimentas dedo de moça (sem sementes) bem picadinhas

sal e pimenta do reino a gosto

1 saco celofane próprio para assados ou papel alumínio

 

Abacaxi Glaceado

 

15 fatias de abacaxi com 1cm de espessura

150g de manteiga

Açúcar cristal o quanto baste para glacear (cerca de 10 a 15 colheres de sopa)

 





Lave o lombo e regue-o com o vinho tinto e shoyu. Tempere com a pimenta dedo de moça. Polvilhe o sal e a pimenta do reino por toda carne (pode usar também sal grosso, mas cuidado com o excesso). Passe o alho toda a peça e a margarina ou manteiga na parte sem gordura.

Ponha a carne dentro do saco para assar, seguindo as instruções da embalagem, com a parte da gordura para cima e as rodelas de cebola, alecrim, tomilho e louro espalhados dentro do saco; ou se preferir, embrulhe a carne em papel alumínio, procedendo da mesma forma. Coloque-a em refratário e asse em forno moderado 160 graus por cerca de 1:30h ou até ficar levemente corada e macia, sem deixar secar muito.

Abra o saco e fatie o lombo com uma faca elétrica ou mesmo uma faca comum bem afiada. Regue com o próprio suco que se formou na assadeira. Decore a gosto e sirva imediatamente, guarnecido com abacaxi glaceado, mas este deverá ser colocado somente na hora de servir, pois o abacaxi desfaz a carne se ambos estiverem em contato por muito tempo.

 

Toque de Chef: Se usar o saco próprio para assar (adquirido em supermercados) não precisa regar nem virar a carne. Caso use o papel alumínio, desembrulhe de vez em quando e regue o lombo. Deixe alguns minutos finais para corar (sem ressecar). Recomendo o “saco para assar”, pois além de prático, não faz sujeira e você terá uma carne macia e suculenta, sem muito trabalho!

 

Abacaxi Glaceado

 

Numa frigideira, derreta a manteiga, coloque as fatias de abacaxi e polvilhe o açúcar. Grelhe dos dois lados até a calda secar e dourar (glaceando o abacaxi). Na hora de servir, intercale as fatias de abacaxi com o lombo suíno e sirva imediatamente para que o abacaxi não dissolva a carne. Ótimo acompanhamento para carnes gordas, especialmente de porco e churrasco. Confira outras receitas no portal gastronômico www.chefachef.com.br 

 

ATENÇÃO: coloque o abacaxi junto com o lombo somente na hora de servir, caso contrário o ácido do abacaxi desmancha a carne.

 

Bom apetite e feliz Natal! De chef a chef, Rosilene de Lima Campolina – 031 8728 5838. 

 



 
 

Chef a Chef ® 2008 - portalgastronomico@chefachef.com.br - Todos os direitos reservados