Busca Por Receitas

 
 

Clique aqui e veja as receitas dos

 

 


 

 

 

Receitas Recomendadas

-- Doces e Sobremesas --

 
Mousse de Morango Bárbara
 

Veja a Receita >>

-- Peixes e Frutos do Mar --

 
Filet de Dourado em Crosta de Chia e Espaguete sem Glúten Cogumelos e Tomate Cereja
 

Veja a Receita >>

 

Bolinho de Bacalhau Paixão Nacional

 



Receita exibida na Rede Bandeirantes, no Programa Tudo de Bom. Preparada no festival do bacalhau Super Nosso e Bacalhau da Noruega-CNP-Conselho Norueguês da Pesca. É fantástica! O resultado são bolinhos sequinhos e muito saborosos!

Rendimento: 60 unidades
Tempo de Preparo: 1 hora aproximadamente
Grau de dificuldade: fácil  Grau colórico:35 kal/porção

- 1 kg de bacalhau da Noruega do tipo Saithe
- 1,5 kg de batatas
- 1 cebola bem picadinha ou processada
- 2 dentes de alho amassados
- 2 ovos inteiros (levemente) batidos
- 2 pimentas dedo de moça (sem sementes) picadinhas
- 2 a 3 colheres de (sopa) de farinha de pão ou de rosca
- 1 xícara de cheiro verde bem picado (salsinha e cebolinha)
- 100 ml de azeite de oliva português para refogar o bacalhau
- óleo para fritura
- farinha de pão para polvilhar os bolinhos antes de fritar
- 1 folha de couve ou 1 ramo de salsa fresca decorar o prato
- Sal e pimenta do reino a gosto





Coloque o bacalhau em bastante água fria na geladeira, durante 24 a 36 horas, trocando de água de 3 em 3 horas. Ao final, verifique se o bacalhau está dessalgado, provando a água. Afervente o peixe por 5 minutos, cobrindo-o com água quente, até abrir em lascas. Feito isso, retire a pele e as espinhas. Desfie o bacalhau esfregando-o dentro de um pano de prato, ou com as próprias mãos. Não há necessidade de desfiar demais, isto já ocorre ao amassar os bolinhos. Cozinhe as batatas nesta mesma água, escorra e, se necessário enxugue-as num pano.

Esprema as batatas, espere esfriar e misture ao bacalhau, também frio, previamente refogado na cebola com azeite, alho e os temperos. Acrescente a cebola, o cheiro verde, as pimentas dedo de moça e do reino a gosto, e por último os ovos, se desejar, bata as claras em neve, mas coloque também as gemas e um pouquinho a mais de farinha de rosca ou de pão para dar o ponto. Amasse bem, acrescente o cheiro verde. Acerte o tempero colocando o sal com cautela. Enrole os bolinhos no formato desejado. Passe-os na farinha de pão antes de fritar. Frite em óleo abundante e bem quente, em poucas unidades de cada vez. Escorra em papel absorvente e sirva num belo prato sobre uma folha de couve, decorado com um ramo de salsinha, como na sugestão do Portal Gastronômico www.chefachef.com.br  Os bolinhos podem ser congelados por até dois meses.

Toque de Chef: as batatas depois de amassadas, devem estar frias, antes de misturá-las ao bacalhau.Os bolinhos ficarão muito mais sequinhos. Se preferir, não refogue o bacalhau, apenas misture todos os ingredientes, seguindo o passo a passo descrito acima. Esta receita é infalível!!! 

 



 
 

Chef a Chef ® 2008 - portalgastronomico@chefachef.com.br - Todos os direitos reservados