Busca Por Receitas

 
 

Clique aqui e veja as receitas dos

 

 


 

 

 

Receitas Recomendadas

-- Doces e Sobremesas --

 
Mousse de Limão sem Ovos
 

Veja a Receita >>

-- Doces e Sobremesas --

 
Crème Brûllée Parisiense
 

Veja a Receita >>

 

Penne Al Limone Nestlé e Gastronomia Sustentável

 



 

Macarrão integral tipo penne com molho de Creme de Leite NESTLÉ®, peito de peru, suco e raspas de limão. Este prato foi preparado por Rosilene Campolina no III Encontro Estadual de Saúde, em fev-2013, no Expominas/BH que promoveu a gastronomia sustentável e ações da Secretaria de Saúde contra a dengue. 

 

250 g de macarrão tipo penne integral

2 colheres (sopa) de azeite

1 cebola ralada

1 xícara (chá) de peito de peru em cubos

1 lata de Creme de Leite NESTLÉ®

meia colher (sopa) de raspas da casca de limão

2 colheres (sopa) de suco de limão

10 talos de cebolinha francesa picados

1 colher (sopa) de sal

1 pitada de pimenta-do-reino preta moída

 





 

Em uma panela, ferva 2,5 litros de água com o sal a gosto e cozinhe o macarrão por cerca de 10 minutos ou até ficar al dente. Reserve. Em uma frigideira grande, aqueça o azeite e refogue a cebola. Acrescente o peito de peru e cozinhe por cerca de 2 minutos em fogo médio. Misture o macarrão escorrido, o Creme de Leite, as raspas da casca de limão e o suco de limão. Polvilhe a cebolinha francesa e tempere com o sal e a pimenta-do-reino. Sirva.

DICA:

- Se desejar, substitua as raspas da casca e o suco pela mesma quantidade de limão siciliano.

 

Gastronomia Sustentável

 

Adequar corretamente os resíduos produzidos na cozinha, como cascas de ovos, latas de alumínio, embalagens plásticas e de papel para não virarem criadouros do mosquito transmissor da dengue e, assim, promover a preservação do meio ambiente. Esses são os objetivos do projeto Gastronomia Sustentável, que atenta também para a importância de uma alimentação saudável, desde a escolha dos ingredientes até o seu preparo.

 

 

A Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com a Nestlé, produziu o livro “Gastronomia Sustentável” e, com a Itambé, o livro “Cozinhando com Saúde”. Em ambas as publicações há receitas de pratos salgados e doces com foco no descarte adequado ou no reaproveitamento dos inservíveis, transformando-os em produtos artesanais, como mostra a foto abaixo, os lindos artesanatos a partir dos reciclados criados pela artesã Vanessa Viana...

 

Como parceiros da Secretaria da Saúde na promoção da Gastronomia Sustentável, incentivamos as ações positivas de combate à dengue que podem começar na nossa casa. Contamos ainda com todas as ESCOLAS para conscientização dos alunos em relação à estas práticas Socioambientais que irão melhorar a qualidade de vida do ser humano e de nosso planeta! 

PEQUENAS ATITUDES, GRANDES MUDANÇAS!!!

SUSTENTABILIDADE QUE LEVA AO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E RESGATA A CIDADANIA!!!

 

Saiba mais sobre outras ações da Secretaria de Saúde no site abaixo: 

 

http://denguetemqueacabar.com.br/acoes-do-governo/

 

 



 
 

Chef a Chef ® 2008 - portalgastronomico@chefachef.com.br - Todos os direitos reservados