Busca Por Receitas

 
 

Clique aqui e veja as receitas dos

 

 


 

 

 

Receitas Recomendadas

-- Peixes e Frutos do Mar --

 
Camarăo ao Creme de Limăo Siciliano e Arroz com Amęndoas
 

Veja a Receita >>

-- Carnes --

 
Filet Mignon ao Molho de Açaí com Flor de Sal
 

Veja a Receita >>

 

Petit Gâteau Tradicional

 



Rendimento: 6 porções Tempo de preparo:30 minutos Nível de dificuldade:médio

200g de chocolate meio amargo
2 colher(es) (sopa) de manteiga 
50g de açúcar
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 ovos inteiros

 

 





Derreter a manteiga e o chocolate em banho-maria ou microondas (sem deixar ferver).
Bater os ovos com açúcar na batedeira até ficar bem claro e espumoso.

Juntar o chocolate derretido e a farinha de trigo aos poucos, misturando com uma espátula ou fouet.
Untar as forminhas de petits gâteaux ou de empadinha com farinha de trigo e colocar a massa - sem preencher toda a forma.

Pré-aquecer o forno a 180 graus e assar de 5 à 7 minutos (dependendo do forno) até os bolinhos crescerem, mas ficarem com o meio molinho, assim quando cortamos sai aquela calda de chocolate quentinha.

Deve-se desenformar quente, diretamente no prato, acompanhado com sorvete de creme, como na sugestão do portal gastronômico www.chefachef.com.br

Toque de chef:se quiser congelar, basta colocar a forminha cheia, com o petit gateau cru, coberta com filme plástico, no freezer e, na hora de servir, deixar o bolinho voltar a temperatura ambiente antes de colocar no forno, procedendo do mesmo modo indicado na receita. Para dar um toque bonito, decore com frutas vermelhas (morangos, cerejas, framboesas ou mirtilho). Bom apetite!

Curiosidade: você sabia que o conhecido Petit Gateau não é de origem francesa?! Há relatos que o pequeno bolo de chocolate com recheio cremoso servido com sorvete de creme ou baunilha, surgiu por acaso nos Estados Unidos. Mas a sua composição pode remeter à uma criação francesa já que lembra os populares "tarte au chocolat" e o "fondant". Acredita-se que um chef de cozinha americano, tendo aquecido demais o forno produziu um pequeno bolo onde o interior não havia assado totalmente, contudo sua receita se tornou rapidamente um sucesso entre os clientes e hoje a iguaria é presença constante nos cardápios do mundo inteiro. Aqui no Brasil, ganhou outras versões com chocolate branco, goiabada, queijo, maracujá, açaí entre outras.

Contato: portalgastronomico@chefachef.com.br

 



 
 

Chef a Chef ® 2008 - portalgastronomico@chefachef.com.br - Todos os direitos reservados