Busca Por Receitas

 
 

Clique aqui e veja as receitas dos

 

 


 

 

 

Receitas Recomendadas

-- Massas --

 
Fettuccine Al Fredo (fredo)
 

Veja a Receita >>

-- Massas --

 
Yakissoba do João Paulo e da Victoria
 

Veja a Receita >>

 

Patê de Grão-de-bico da Mana Rosely

 



Hommus tahine, o clássico "patê de grão-de-bico” - a receita a seguir foi gentilmente enviada pela minha irmã ROSELY, oriunda de seu amigo árabe Sr. AREF que lhe ensinou todos os segredos da iguaria. Confira:

- 250g de grão-de-bico seco
- 4 colheres (sopa) de tahine (óleo de gergelim)
- sal a gosto
- 2 dentes  de alho grande
-  1/2 cebola em cubos
- 3 colheres (sopa) de suco de limão Tahiti
- salsinha picada a gosto (para decorar)
- pimenta síria ou do reino a gosto
- azeite de oliva extra-virgem o quanto baste para regar
- salsão ou aipo em lâminas para finalizar
- rabanete, pães e torradas para acompanhar





Lavar o grão-de-bico e deixar de molho de véspera na geladeira (uma noite). Cozinhar por  15 a 20 minutos na panela de pressão ou até ficar macio (al dente), com água suficiente para cobrir os grãos. Retirar alguns grãos para decorar o prato.

Esfregar delicadamente os grãos para retirar a pele (evita o amargo). Bater o grão-de-bico aos poucos no liquidificador com 1 xícara de água do cozimento,  a cebola, o limão e o alho. Acrescentar aos poucos o tahine e continuar a bater até formar uma pasta homogênea e cremosa. Temperar com sal e pimenta a gosto. Se desejar, adicionar um fio de azeite à mistura e, se necessário, mais água. Colocar num ramequim ou num belo prato. Na hora de servir, acrescentar a salsa picada e o salsão em lâminas. Decorar com alguns grãos-de-bico inteiros. Regar com azeite e servir com rodelas de rabanetes, acompanhado com pão árabe e torradas.

 

Toque de Chef: o grande segredo deste patê está em retirar a pele do grão-de-bico. Desta forma fica suave e sem amargo. Bom apetite!



 
 

Chef a Chef ® 2008 - portalgastronomico@chefachef.com.br - Todos os direitos reservados