Busca Por Receitas

 
 

Clique aqui e veja as receitas dos

 

 


 

 

 

Receitas Recomendadas

-- Acompanhamentos --

 
Sobras de Legumes Bom Dia Minas
 

Veja a Receita >>

-- Doces e Sobremesas --

 
Petit Gâteau Tradicional
 

Veja a Receita >>

 

Macaron de Chocolate da Lenôtre Paris

 



Esta receita foi preparada por Rosilene Campolina na Escola de Pâtisserie Lenôtre de Paris e publicada no Jornal Estado de Minas em 08/11/09. Agora o Chefachef ensina o passo a passo para você! 

Ingredientes para a Massa: 

 

250 g de farinha de amêndoa

450 g de açúcar de confeiteiro ou impalpável

200 g de claras de ovos

50   g de açúcar refinado comum

25   g de cacau em pó

3 gotas de corante de caramelo ou avelã (corante rouge)

 

 

 

 

 

 

 

Ingredientes para o Recheio de Ganache Chocolate

 

220 g de creme de leite sem soro

20 g de essência de mate baunilha ou gengibre em pó

250 g de chocolate 50% ao leite e 50% amargo

50g de manteiga





Modo de Preparo da Massa:

Numa tigela, peneire o açúcar de confeiteiro e a farinha de amêndoas. Bata as claras com o açúcar até obter um suspiro bem firme. Adicione as gotas de corante. Incorpore aos poucos, de forma delicada a mistura peneirada e o cacau em pó. Coloque uma folha de silicone silpat ou papel manteiga sobre uma assadeira e ponha a mesma dentro de outra assadeira. Com um saco de confeitar e bico liso médio, pingue a massa com distância de 5 cm entre os macarons.  

Leve imediatamente ao forno pré-aquecido, moderado (100 a 130ºC), durante 10 a 12 minutos, ou até formar uma crosta nos macarons. Não deixe o forno aquecer demais acima de 130 graus (evita rachaduras no macaron) Retire a assadeira de baixo e asse por mais 5 minutos (130ºc). Se necessário, abra um pouco a porta do forno para regular a temperatura. Retire do forno e deixe esfriar. Coloque um pouco de água fria em baixo do papel manteiga para facilitar a retirada dos macarons. Puxe-os um a um com doçura, se desejar, utilize uma espátula. Estão prontos para receber o recheio!

 

Modo de Preparo do Recheio:

Em uma panela, aqueça o creme de leite com a manteiga e a essência. Deixe 5 minutos ou até ferver. Se usar chá mate desidratado como essência, favor coar. Reserve frio para rechear os macarons.

 

Montagem: coloque o recheio num saco de confeitar e recheie os macarons. Polvilhe açúcar de confeiteiro.  Sirva como sobremesa ou na hora do lanche ou chá da tarde.

 

Toque de Chef: os “macarons” recheados podem ser conservados no freezer por uma semana. Se desejar, use um saquinho de chá mate como essência. Se desejar, leve as claras e o açúcar para derreterem em banho-maria antes de bater em neve (o suspiro fica mais firme)

 

Curiosidade: o “macaron” é uma criação da Veneza renascentista. Conhecido originalmente por "maccherone", devido à sua massa fina, alcançou grande reputação na França, onde aportou com a comitiva de Catarina de Médicis em 1589; entretanto somente após a revolução francesa é que a iguaria deixou de ser restrita à aristocracia.

 



 
 

Chef a Chef ® 2008 - portalgastronomico@chefachef.com.br - Todos os direitos reservados