Busca Por Receitas

 
 

Clique aqui e veja as receitas dos

 

 


 

 

 

Receitas Recomendadas

-- Bolos, Biscoitos e Pães --

 
Bolo de cenoura com calda de chocolate e Açafrão
 

Veja a Receita >>

-- Aves --

 
Frango à Kinnalii com Purê de Abóbora e Couve Mineira-Receita Campeã Concurso GNT Menu Confiança
 

Veja a Receita >>

 

Confit de Pato sobre Mousseline de Cupuaçu e Coulis de Morango

 



Esta receita foi inspirada no prato do Chef Alex Atala, do restaurante D.O.M, em S.P, porém utilizei outros ingredientes, mas sem esquecer de valorizar os nossos produtos nacionais.

O cupuaçu usado nesta receita foi um presente do Chefnauta Paulo César Gonçalves, que preparou e nos enviou uma deliosa compota.

 

Rendimento para 2 porções

 

Confit de Pato:

 

2 coxas de pato (bem gordas)

250 ml de gordura de pato ou porco

100 gramas de sal grosso

4 dentes de alho

2 cebola inteiras

Pimenta poivre mignonette (triturada em pedaços) a gosto

Ramos de tomilho fresco

Folhas de louro e alecrim

Amêndoas torradas (em lâminas) para finalizar

 

Mousseline de Cupuaçu:

150g de cupuaçu em compota ou geléia

2 batatas inglesas médias cozidas e amassadas

30g de manteiga

Sal, noz moscada e pimenta do reino branca a gosto

 

Coulis de Morango:

 

100g de morangos frescos ou geléia

30g de açúcar

20ml de aceto (vinagre) balsâmico

 

 





Confit de pato: coloque as coxas de pato para marinar por no mínimo duas horas no sal, alho amassado, pimenta e com as ervas (tomilho, folhas de louro e alecrim). Após esse tempo limpe bem cada coxa com um pano limpo. Coloque a gordura em fogo baixo, para esquentar. Quando chegar a temperatura de 80º, coloque as coxas para cozinhar bem devagar dentro da gordura. Junte alguns dentes de alho, ramos de tomilho, louro e alecrim. Corte a face inferior da cebola (como se fosse uma tampa-ver foto) e acrescente ao cozimento. Atenção, pois não deve ferver. Assim que a cebola abrir em pétalas formando uma flor, retire-a e reserve para decoração. Depois de 2:30 horas de cozimento,  as coxas já estarão cozidas. Mantenha-as dentro da gordura até o momento de servir.

 

Mousseline de Cupuaçu: cozinhe e amasse as batatas. Ainda quente junte a polpa de cupuaçu com o restante dos ingredientes e amasse bem. Se desejar, passe num mix processador para aerar. Acerte os temperos e aqueça na hora de servir. (Use o microondas)

 

Coulis de Morangos: bata todos os ingredientes no liquidificador e coloque em bisnaga para finalizar o prato.

 

Montagem do Prato: sirva as coxas sobre a mousseline de cupuaçu. Regue com o coulis de morango e decore com amêndoas torradas e a flor de cebola confitada.

Toque de Chef: as coxas de pato confitadas podem ser colocadas em potes com a própria gordura e mantidas na geladeira o maior tempo que puder. Aqueça-as no momento de servir. Desta forma absorvem mais sabor! Confira outras receitas aqui no WWW.chefachef.com.br

 

Curiosidade: Cupuaçu é o fruto de uma árvore originária da Amazônia brasileira, muito utilizado para fazer sucos, bolo, bombons e cremes. Além de ser agora usado na alta gastronomia, a fruta ajuda tratar doenças gastro-intestinal. É antioxidante e base para desenvolvimento de produtos de beleza.



 
 

Chef a Chef ® 2008 - portalgastronomico@chefachef.com.br - Todos os direitos reservados